domingo, 5 de junho de 2011

Baixa imunidade, como evitar.

Nem chegamos ao inverno ainda, mas os cuidados com a saúde deve ser todos os dias, mesmo estando em outono devemos ficar atento para não ficar de cama, já que o clima está mais frio, imagina o que no inverno então.
Com o sistema imunilogico baixo, ficamos propensos a resfriado, gripe e pneumunia, para evitar que isso aconteça, devemos ter uma dieta equilibrada e balanceada, para combater a baixa imunidade, principalmente agora em que a temperatura do ambiente cai. Devemos ficar atento para não deixar que fiquemos de cama nesta época por falta de alimentação adequada, para garantir energia e nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa.

Dieta rica em açúcar, álcool, gorduras, magreza ou obesidade contribuem para a baixa imunidade, fique longe deles. O açúcar interferem na capacidade das células brancas do sangue (defesa) de destruir as bactérias; o álcool interfere em várias respostas imunológicas; gorduras em excesso reduz a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica; os variações extremas de peso estão associadas a um sistema imunológico debilitado, a obesidade aumenta o risco de infecções, dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas.

Alguns alimentos são capazes de aumentar a nossa imunidade, criando a defesa do organismo, e devido a isso irei listar alguns deles que não devem faltar no seu dia dia como prevenção.
Para o funcionamento do organismo, devemos ingerir alimentos fonte de vitamina C, que é um antioxidante que estimula a resistência, responsável pelo aumento da atividade imunológica do corpo. Deve-se consumir frutas cítricas (laranja e limão), morango, kiwi, caju, acerola, brócolis, couve, pimentão verde e vermelho e nos vegetais folhosos em geral.
Ácido fólico, que auxilia na formação dos glóbulos brancos (leucócitos), e encontrado em vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), no fígado e no feijão.
Não podendo deixar de consumir o zinco, que é um micronutrientre responsável em melhorar a imunidade, está presente em alimentos como a carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico). O gengibre tem ação bactericida, e também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, antigamente era utilizado em produção de xarope e chás, o alho, cebola, alho-poró e a cebolinha contém sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano.
A vitamina A tem ação antiiflamatória, por isso procure consumir cenoura, abóbora, fígado, espinafre cozido, melão, brócolis, mamão. Assim como o sêlenio, que também tem ação antiiflamatória, encontrado em frutos do mar, vísceras, alho, cebola, milho, cereais integrais.

Mas para você que viu tarde de mais essas dicas, e bom saber que a salsa, eucalipto, gengibre e malva são ótimos para a preparação de chás ou inalações, pois diminuem diversos sintomas da gripe e resfriado, como irritação, inflamação de garganta, tosses e nariz trancado, procurar um médico e repousar é o melhor a saúde!

Fonte: Artigonal por Thaís Navarro Caldeira, texto adaptado.

6 comentários:

Nathalia Matos - Personal Trainer disse...

Ai que legal a imagem do papel de parede do seu blog!! Então, pra colocar aqueles links relacionados, se eu nao me engano tu entra no meu blog (ou qq um q tenha) e embaixo dos quadradinhos tem um link escrito "linkwithin" ai eu acho q ali já explica passo a passo o que fazer! nao me lembro de cabeça, mas qq duvida me pergunta q eu te ajudo!! beijosss

Anônimo disse...

Olá, tenho um filho com síndrome de down. Gostaria que você me fornecesse uma dieta própria para ele. Arthur acabou de completar 9 anos e está muito gordinho. Está com 40 quilos e 1,26 m. Que tipo de dieta devo fazer?

adriana figueiredo disse...

boa noite doutora, tenho uma filha que tem 17 anos e estou para enlouquecer ela tem lúpus,intolerancia a lactose, asma ela tem enjoos, dores de cabeça, queda de cabelo e sobrancelha muitas dores nas costas, fraqueza o que faço me ajde por favor...

Priscila A. de Nardo disse...

Boa tarde ADRIANA FIGUEREDO!
Respondo o recaod que você me deixou esta semana falando sobre sua filha. E complicado te passar qualquer orientção especifica em relação a esse quadro que ela apresenta, afinal, são varias queixas sem um motivo especifico. Seria interessante alguns exames de sangue para poder avaliar o conjuto.
O fato dela ter lúpus deve ter uma atenção dobroda sobre a imunidade, este post em que você comentou tem varias dicas a respeito, outras são:
1- Aumentar o consumo de líquidos.
2- Evitar gordura animal.
3- Restritos embutidos.
4- Diminuir o consumo de produtos industrializados.
5- Para os mais sensíveis: diminuir o consumo do leite e seus derivados.
6- Substituir os alimentos refinados pelos integrais. Evitar o uso de adoçantes.
7- Diminuir o consumo de sal.
8- Evitar o uso de bebidas alcoólicas.
9- Diminuir o consumo de refrigerantes, sumos/sucos industrializados, café e chá preto.
10- Evitar frituras.
11- Aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas.
12- FRACIONAR A DIETA.

Outras dicas relacionadas a intolerancia a lactose farei um poste até o final da semana, com muitas informações para você. Acesse o blog novamente por favor que você terá outras informações.

Ester disse...

Parabens, o texto sobre baixa imunidade tem boas dicas e o melhor que sao faceis de seguir.
Muito obrigada e que Deus te ilumine sempre e mantenha o seu despreendimento em distribuir a sua sabedoria.

Ester disse...

Parabens, o texto sobre baixa imunidade tem boas dicas e o melhor que sao faceis de seguir.
Muito obrigada e que Deus te ilumine sempre e mantenha o seu despreendimento em distribuir a sua sabedoria.