terça-feira, 7 de junho de 2011

É época de pinhão

Para os apreciadores do pinhão, saiba que esta semente é muito nutritiva, sua polpa é formada por amido e rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e proteínas.
Composição Nutricional do Pinhão
1 unidade (5 gramas)
Valor calórico: 10,03 Kcal
Carboidratos: 0,17 g
Proteínas: 0,29 g
Gorduras totais: 0,91 g
Gorduras Saturadas: 0 ,14g
Gorduras Trans :0 g
Fibra alimentar: 0,16 g
Sua semente se desenvolve no interior da flor (pinha) da Araucária, é e muito utilizada na gastronomia, principalmente em festas juninas, no Paraná, São Paulo e Minas Gerais, sua colheita inicia em maio e termina em julho, um dos motivos de combinar pinhão é inverno também.

Consumo: O pinhão pode ser cozido, assado em fogo lento para que sua casca abra e libera seu aroma e sabor. Também é feito a farinha do pinhão, podendo ser utilizados em pães, broas e tortas. Ainda pode-se encontrar pinhão em molhos de carnes e saladas.
Uma dica é misturar com o pinhão já cozido, com o azeite, orégano e/ou outras ervas para o consumo.

Por ser um aperitivo, devemos tomar cuido com a quantidade consumida, uma vez que sua semente é pouco calórica, para saber quanta semente você deve consumir consulta uma nutricionista!

4 comentários:

Evellen Lima - Nutricionista disse...

Oi :]


Seu blog também está bem interessante, andei dando uma lida por aqui e gostei!

Obrigada e até mais!

Beijos

Anônimo disse...

adorei esse site :3

sheila fumaux disse...

buscando um socorro encontrei vc! Sou bariátrica( método Capela) e estou com câncer d mama,, fiquei tão nervosa que comecei a comer tudo errado engordei muito, tenho que perder peso ,mas como fazer se faço quimioterapia? me ajude!! Obrigada

Priscila A. de Nardo disse...

Sheila Fumaux, desculpe pelo atraso, e que eu fiquei um tempo sem acessar o blog, mas a orientação que te faço e que procure um nutricionista para melhores resultados, e não se desespere. Com ajuda e apoio você ira obter ótimos resultados.