"A mastigação é o processo físico de fragmentar o alimento em partículas menores. A mastigação completa mistura bem o alimento com a saliva, que umedece as partículas alimentares e provê um meio para a ação de enzimas como a amilase e a lipase, para se apropriar das porções de alimento e dar início ao processamento dos amidos e gorduras. A mastigação também sinaliza ao corpo para dar início ao processo digestivo, alertando o estômago para preparar o ambiente ácido e mandando recados ao pâncreas para secretar seu conteúdo no lúmen do trato intestinal delgado".(Clínica Adventista Vida Natural)
- Mastigue várias vezes cada porção de alimento, as grandes refeições devem durar pelo menos 20 minutos. Mastigar o que você ingere por poucas vezes implica voracidade intensa e prolongada, o que costuma terminar em comida demais no estômago, dando uma falsa sensação de saciedade.
- Reserve os talheres no prato enquanto mastiga os alimentos.
- Coloque quantidades pequenas de alimentos na boca, para que você possa mover o alimentos de um lado paro o outro sentindo seu sabor, utilizar talheres menores ajuda.
- Concentre-se nos alimentos enquanto come, sinta seus sabores.
- Morda os alimentos com os dentes da frente.
- Triture bem os alimentos sem o acompanhamento de líquidos.
- Mastigue com a postura ereta, sem comprimir o estômago, cuidados com roupas muitos apertadas durante e após as refeições.
- Coma de boca fechada e sem conversar, evitando a entrada de ar. Isso irá ajudá-lo a ter menos gases ao longo do dia.
- Evite fazer as refeições em frente à TV ou computador ou com pressa. Alimente-se de forma tranquila, sem preocupações.
Fonte: Blog Aricia Motta, texto adaptado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário