quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de março – Dia Internacional da Mulher

Parabéns mulher pela guerreira que tu és, pela força que tem, pelo espaço que adquiriu na sociedade, pela determinação, pelo trabalho, e por ainda ter tempo para cuidar da casa, da família, estudar, e se destacar em tudo o que faz.
Alguns cuidados com a alimentação são indispensáveis, para se ter boa saúde e beleza. Durante toda a vida as mulheres passam por alterações metabólicas e hormonais.

Já na adolescência, começam as alterações, e nessa fase onde ocorre o aparecimento de acne, anemia, inchaço, formação e fortalecimento de ossos. Os cuidados com a alimentação passam a ser indispensáveis para se manter saudável.
O consumo de frutas e vegetais ricos em vitamina A e C devem ser privilegiado nessa época, para manter pele bonita; para prevenir anemia o consumo de alimentos fonte de ferro deve ser privilegiado (carnes e leguminosas) assim como alimentos cítricos fonte de vitamina C; evitar o excesso de sódio e produtos industrializados ajudam a reduzir o inchaço/retenção de líquido; para garantir o crescimento ósseo, a oferta de alimentos fonte de cálcio deve ser aumentada, assim como de vitamina D.

Na fase adulta, o humor torna-se abalado, devido o desequilíbrio do hormonal e comum a mulheres nessa fase ter tensão pré menstrual (TPM), deixando-a ansiosa e volúvel, resultasse de um complexo de fatores como, retenção de líquidos e sódio, alterações em neurotransmissores e prostaglandinas, baixa glicemia e nutrição inadequada, para amenizar e necessário evitar o consumo de bebida alcoólica, café, sal, e praticar atividade física; a obstipação e algo comum nas mulheres, que são reduzidos quando o consumo de fibra e alimentos integrais é aumentado e também de água.
Ainda nessa fase um pouco mais tarde, lá pelos 45 anos, a mulher passa pelo processo do envilecimento, onde há uma diminuição do hormônio estrogênio ocorrendo a menopausa, ocorrendo sinais como ondas de calor, sudorese, palpitação e sensação de tontura, chegando até alterações ósseas e cardiovasculares, neste caso é indicado a reposição hormonal, para contrabalançar os efeitos da menopausa, mas, uma alimentação saudável e exercícios físicos regularmente são os segredos da boa saúde; consumir alimentos fontes de fitoquimicos (hortaliças, frutas e legumes) reduzem o risco de câncer de mama e útero, comum nesta fase, assim como alimentos fontes de betacaroteno (vegetais alaranjados e verde escuro) que tem ação protetora, e os brassina e sulforano (repolho e couve flor) fazem pare da defesa contra o câncer.

Enfim, a fase idosa, cuidados especiais com possível aparecimento de imunidade baixa e artrite. O alimento rico em antioxidades previne resfriados, gripes e imunidade baixa, fortalecendo as defesas do organismo, encontrado em vegetais, frutas e óleos vegetais; para combater a inflamação das articulações que causam dor e perda dos movimentos, massas e força muscular (artrite) é importante consumir vegetais verdes e amarelos (vitamina C) e alimentos fontes de zinco (leguminosa).

Fonte: site RG Nutri texto adaptado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Pri! Que post elucidativo, como sempre. Muito interessante! Não esqueci do seu quindim, viu? Estou trabalhando demais e com pouco tempo para a cozinha. Feliz dia internacional da mulher! Beijos, Paula