quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Orientações para portadores de hipotireoidismo

Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide. Ocorre mais frequentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial.
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos.
Sintomas:
  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.
A tireóide pode ser afetada pela má alimentação, o flúor na água, exercícios de endurance, resíduos de pesticidas em frutas e vegetais, radiação de raios-x, álcool e drogas.
Alimente-se bem a fim de evitar deficiências nutricionais, ou seja, alimentar-se de forma saudável, regular, de 3/3h. Não fazer Jejum prolongado, pois ele reduz os níveis de hormônios tireoideanos.
A obesidade por si só causa uma resistência à ação dos hormônios, portanto perder peso é crucial, além da prática regular (diária, por pelo menos 45 minutos) de atividade física.
Alguns agrotóxicos estão associados ao surgimento de problemas endócrinos, portanto é recomendado que substitua os alimentos não-orgânicos por orgânicos sempre que possível.
Tomar sol diariamente ao acordar é interessante, por pelo menos 15 minutos. Evite tomar banho após a exposição, a oleosidade da pele (retirada após o uso de sabonete) potencializa a produção de vitamina D.
Prefira as marcas de creme dental sem flúr.

Fonte: Portal endocrino por Leandro Diehl e blog liga da saúde por Cristiane Spricigo de Lima; texto adaptado.

Um comentário:

Mirna disse...

Quando as glândulas endócrinas não funcionam corretamente, você tem que fazer uma consulta com um endocrinologista. Ter tempo patologia pode ser corrigido. Às vezes você tem que tomar medicação para a vida. Mas há que, de tempos em tempos, fazer uma consulta de endocrinologia e metabologia.