segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aproveite o melhor do natal

O Natal está chegando! E não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido da comemoração, mas devemos aproveitar para confraternizar com familiares e amigos, presentear, dividir momentos e claro, não pode faltar comida nestas ocasiões. Aproveite as dicas de alimentação saudável para o natal.

Os ingredientes light tem menor teor calórico, nessas ocasiões são bem vindos nas preparações: ricota, queijo minas, iogurte desnatado, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas.

Para temperar os pratos, utilize temperos naturais, como alho, cebola e tomate, e ervas aromáticas, (salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, manjerona, orégano, tomilho, sálvia, sementes de mostarda, gengibre, pimenta). Dê preferência ao azeite, ao invés de manteiga e óleo.

Procure fazer as carnes assadas, grelhadas ou cozidas, esqueça as frituras.
Filé de frango 2 filés (100g) 101 calorias
Perú 2 filés (100g) 155 calorias
Chester 2 filés (100g) 162 calorias
Tender 4 fatias (100g) 210 calorias
Lombo 1 fatia (100g) 272 calorias

Para acompanhar as carnes, faça cereais integrais como arroz com sete grãos, brotos, leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha), saladas, refogados.

Aproveite as frutas da época e consuma como sobremesas. Exemplos: ameixa, cereja, uva, manga, pêssego.

Faça preparações natalinas saudáveis, como: Arroz com uva passa, maionese com maçã, salpicão com abacaxi, são pratos tradicionais nestas festas de fim de ano e com sabor agridoce especial de frutas, utilize castanhas oleaginosas em saladas, farofas e até mesmo no arroz, (amendoim sem casca, amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil, pistache e damasco, uva passa e frutas secas também são opções muito saborosas de oleaginosas. Apesar de calóricas, elas são ricas em gorduras insaturadas, que são benéficas ao nosso organismo).

Ao invés do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos. Deixe a bebida alcoólica para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Existem vários coquetéis que podem ser utilizados, uma boa opção é a água com gás aromatizada e algumas ervas, como o alecrim e a hortelã – que auxiliam na digestão.


FRACIONE SUA ALIMENTAÇÃO, E CONSUMA COM MODERAÇÃO.

Feliz Natal, um Ano Novo repleto de realizações, saúde, felicidade, alegria, esperança, determinação.

São os votos da Priscila Aline de Nardo.
Nutricionista


Fonte: site cyberdiet e dicas de mulher por Roberta S. S e Ricardo F., texto adaptado.

Nenhum comentário: