terça-feira, 28 de junho de 2011

Alimentar-se durante a atividade física também

Para exercícios prolongados, por mais de 60 minutos, seria ideal o consumo de alimentos compostos por carboidrato e a ingestão de líquidos, para equilibrar a produção de energia e manter a taxa normal de açúcar no sangue, para aumentar o rendimento e retardar o cansaço, e satisfazer as perdas de suor.
Consuma frutas e barras energéticas em vez de consumir apenas as bebidas desportivas. Algumas pessoas optam ainda por sucos de frutas, géis, balas duras, há uma grande variedade de opção para consumir durante o exercício, não não ter como parar para comer, escolha aquela que mais funciona com você, e procure uma nutricionista para saber a quantidade apropriada que você deve consumir.
O consumo de água é de extrema importância para evitar a desidratação, e não ocorra cãibras, e para isso é importante beber líquidos antes, durante e depois do exercício. Beba líquidos durante o dia todo, de forma que sua urina seja clara e abundante.

Para evitar cãibras, e importante que o consumo de potássio seja satisfatorio, uma vez que sua deficiência causa o desequilíbrio eletrolítico e promover as cãibras musculares. Outros nutriente que contribuem para a contração muscular e o cálcio e o maguinésio, ambos os nutrientes contribuem para a diminuição das cãimbras, por auxiliarem na contração e relaxamento do músculo. E por ultimo, o sódio, que também tem influencia para o aparecimento de cãimbras. Porém, essas medidas são para aliviar e evitar o aparecimento de cãibras, tenha um consumo adequado de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura para evitar esse desconforto.

Fonte: Guia de Nutrição Desportiva: Alimentação para uma vida ativa por Nancy Clark, texto adaptado.

Nenhum comentário: