quarta-feira, 1 de junho de 2011

O poder das cores!

Os alimentos possuem cores particulares, cada um deles possuem funções especificas, esse é um dos principais motivos de necessitarmos variarmos nossa alimentação e consumirmos um prato colorido. Entre todas as cores disponiveis para o consumo, irie relatar fontes e beneficios de alguns.

ROXO: São fonte de potássio, vitaminas do complexo B, possui quercitina, que é um pigmento da casca das uvas e que diminui o risco de ataques cardíacos, impedem a formação de coágulos sanguínios. Mantem a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivos.
Almeirão, cebola, repolho roxo, ameixa, amora, azeitona preta, berinjela, beterraba, franboesa, jaboticaba, uva roxa..

VERMELHO: Fontes de carotenóides, que são precursores da vitamina A, bons para o coração, previne câncer, fortalece olho, pele, alguns destes alimentos possuem licopeno (cor avermelhada), que ajuda na prevenção de câncer, reduz o colesterol ruim, contém antioxidantes que auxilia na pressão arterial.
Acerola, cereja, goiaba vermelha, grapefruit, maçã, melancia, morango, pimenta, pimentão vermelho, rabanete, romã, tomate..

VERDE: Ricos em cálcio, fósforo, ferro e vitamina C, auxilia na coagulação sanguínea, evita fadiga mental, auxilia na produção de glóbulos vermelhos, fortalece ossos e dentes, preservam a visão, melhora a imunidade.
Acelga, almeirão, alface, azeitona verde, brócolis, cebolinha, coentro, couve, chuchu, ervilha, jiló, kiwi, limão, maxixe, pepino, pimentão verde, quiabo, repolho, uva verde e vagem..

AMARELO/LARANJA: Fontes de carotenóides também, ricos em vitamina C, que é um antioxidade fundamental para a proteção celular, melhora a saúde do coração, visão, sistema imunológico.
Abacaxi, abóbora, ameixa, batata, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, laranja, maracujá, mexerica, melão, moranga, milho, pêssego, pimentão amarelo..

BRANCO: Ricos em vitaminda do complexo B, e flavonoides, atuam na proteção das celulas, auxilia na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso, e inibem o aparecimento de coágulos na circulação.
Aipim, aipo, alho, banana, cará, cebola, cogumelo, couve-flor, graviola, inhame, nabo, pêra, pinha..

MARROM: Fontes de vitamina do complexo B, que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, ricos em fibras, oléo vegetais, ômega-3.
Aveia, amendoas, amendoim, castanha do Brasil, castanha de cajú, nozes..

Sempre que você for fazer compras, lembre nessas dicas, e não deixei de comprar varias cores de alimentos, uma dica é, compra sempre as frutas e verduras da época, pois são mais saborosas e mais baratas, e divirta-se na hora de montar seu prato, lembre-se: 3 cores de salada tem que fazer parte da sua refeição!

Por: Priscila A. de Nardo
Nutricionista CRN8 7193/p

Nenhum comentário: