domingo, 12 de junho de 2011

Junho, mês de festas juninas!

Como evitar tanto quitutes desta época maravilhosa que são as festas juninas?
O jeito é, não exagerar e fazer escolhas corretas na hora de comer as delicias da festa.
Não é por que existem uma variedade de guloseimas que devemos comer de tudo, o melhor e provar, e não provar tudo que se vê, mas apenas aquilo que realmente você tem vontade.
Saber a caloria de cada alimento que consumimos neste evento, faz com que passamos a pensar antes de come-los com exagero.
Alimentos a base de milho são uns dos favoritos, como o milho verde(1 espiga grande tem 132 Kcal), curau (1 porção média tem 482,4 Kcal), cuscuz (1 pedaço médio tem 135 Kcal), pipoca (1 saco médio tem 89,6 Kcal), pamonha (1 unidade tem 412,8 Kcal), bolo de milho (1 fatia média tem 219 Kcal), canjica (1 concha média cheia tem 135,6 Kcal). Os de amendoim também fazem parte da festa, como a paçoca (1 unidade tem 114,6 Kcal), o pé de moleque (1 unidade tem 88,4 Kcal) e o amendoim doce (1 pacote pequeno tem 93,8 Kcal). Quem consegue resiste a um cachorro-quente (330 Kcal/unidade). Outros completam o cardapio como o mané pelado (1 pedaço pequeno tem 117 Kcal), arroz doce (1 colher de servir cheia tem 147,6 Kcal), doce de leite (1 colher de sopa cheia tem 116 Kcal), cocada (1 unidade média tem 405,3 Kcal) e até a maçã do amor (1 porção tem 361 Kcal).
As bebidas servidas na festa também devem ser consumidas com moderação, pois são calóricas e possuem alcool em sua composição.

Mas não só de calorias se fazem as guloseimas juninas, mas também de varias vitaminas, o segredo é comer sempre com moderação, e consultar uma nutricionista para poder comer sem medo, aproveitar a animação e as cantigas para dançar a quadrilha e queimar as calorias ganhadas nesta noite.

Não esqueça de fazer um lanchinho antes de sair de casa, para não exagerar na festa, e não ter uma desculpa para degustar um pouco de tudo. Outras dicas importantes e fazer substituições na hora de comer, e sempre melhor preferir uma pamonha salgada do que a doce, ou a paçoca, o doce de leite por que não trocar pelo doce de abóbora ou batata doce, um copo pequeno de quentão por a lata de cerveja.

Fonte: Nutri em foco por Carolina Lôbo de Almeida Barros, texto adaptado.

Um comentário:

Anônimo disse...

nao tem o que eupreciso