segunda-feira, 13 de junho de 2011

Água, importante para quê?

1 - Facilita a Digestão, a água ajuda na formação de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.

2 - Combate o Inchaço, sem a hidratação adequada, o volume de sangue diminui. As vitaminas e os minerais que ele carrega, demoram mais tempo para chegar às células. Com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo inchaço.

3 - Reduz Infecções, ao se manter hidratada, você assegura que seu corpo será bem nutrido pelo sangue. Ele que transporta minerais, como o ferro – importante para fortalecer as defesas do organismo.

4 - Regula a Temperatura, por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.

5 - Turbina a performance na malhação, o melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares “ficam azeitadas”, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.

6 - Desintoxica e previne a celulite, as toxinas é expulsa do nosso organismo por meio da urina e do suor, por dia, eliminamos 1 litro e meio de urina e o equivalente a um copo de água na transpiração. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. A água amolece as fezes, todo esse conjunto, aliado à melhora na circulação sanguínea, acaba prevenindo o aparecimento de celulite.

7 - Ajuda a emagrecer, isso acontece quando ela é consumida junto com fibras solúveis, (frutas e na aveia). Em contato com a água, as fibras incham como uma esponja e dão sensação de saciedade.

8 - Melhora a absorção dos nutrientes, só uma hidratação adequada garante o volume ideal de sangue para transportar os nutrientes. Além disso, para serem absorvidos, eles precisam da água. É o caso das vitaminas C e do complexo B, que reforçam nossas defesas.

9 - Comõe os fluidos que lubrificam as articulações, impedindo o atrito das superfícies ósseas.

Carregue sempre uma garrafinha de água junto de você, pois a ingestão de liquidos é muito importante para o organismo, cerca de 2litros de água por dia para adultos!

Fonte: Nutrição Ativa por Kátia Cardoso, texto adaptado.

Nenhum comentário: