quarta-feira, 15 de junho de 2011

Manteiga ou Margarina?

Manteiga, origem animal: produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.
A vantagem é que é mais fácil de ser metabolizado, por ser um produto natural. Por outro lado, a desvantagem e a quantidade de gordura saturada e, de colesterol, é bem mais alta.

Margarina, origem vegetal: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais, ricos em gorduras insaturadas, (processo onde as moléculas de hidrogênio são incorporadas às moléculas de gordura artificialmente) durante a hidrogenação, as altas temperaturas transforma as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas, devido a isso são ricas em gorduras insaturadas.
As gorduras trans, inibem a ação de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. E o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, e como consequencia, diminui o colesterol HDL.

Por outro lado, pessoas que apresentam níveis elevados de colesterol sérico, devem evitar o consumo de manteigas, afim de evitar-se o colesterol e as gorduras saturadas presentes.

Devemos ficar atento nos rotulos das manteigas e margarinas, pois algumas possuem menos sal, outras contêm vitaminas, maiores teores de ômega 3 e menores teores de gordura saturada, maiores quantidades de lipidios que as deixam mais caloricas.

Podemos ainda substituir a manteiga e/ou a margarina por outras opções mais saldaveis, como: requeijão light, cream cheese light, queijo tipo cottage, queijo minas, e até mesmo azeite de oliva extra virgem, pois além do valor calórico ser reduzido, oferecem nutrientes como cálcio e proteínas, baixos teores de gorduras.

Fonte: Terra e Gazeta do Povo, por Roseli Rossi e Juliana Vines, textos adaptados.

Nenhum comentário: