domingo, 19 de junho de 2011

Saborosas frutas secas


Não importa se é seca ou frescas, compotas ou natural, sucos ou preparações; as frutas são ótimas opções de lanches, sobremesas, para café da manhã ou lanche da tarde.
Mas hoje vou falar sobre as maravilhas das frutas secas, que são ótimas fontes de fibras alimentares totais e solúveis, apresentam baixo índice glicêmico, que desempenham um papel importante na prevenção de diferentes aspectos das doenças metabólicas.


Mas qual é a diferença entre as frutas secas e frescas?
Como o peso da água é removido na secagem das frutas secas, o teor de açúcar parece desproporcionalmente alto, quando comparado com as frescas, a quantidade de açúcar da fruta é MAIOR (frutose), tornando-se muito mais calóricas.

As vantagens das frutas secas: tornam-se mais duráveis e práticos, facilitando o consumo como petiscos saudáveis, são ótima opções para quem não resiste a um docinho após as refeições.

Dica: Se você não come três ameixas frescas, não deveria comer três ameixas secas!
1 ameixa preta seca (34g)= 90,46kcal
1 ameixa preta fresca (34g)= 19,04kcal

As frutas secas mais consumidas são: abacaxi, damasco, cereja, banana, figo, laranja, manga, mamão, uva passa, tâmara e ameixa, que deixaram de fazer parte apenas de cardapios natalinos, e sim durante o ano todo. Aproveite essas delicias.

Fonte: Diário da saúde, texto adaptado.

Nenhum comentário: