quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alimentar-se após a atividade física para recuperar

Os músculos desestabilizam-se durante uma sessão de exercício vigorosa, mas você cessa essa situação comendo após a atividade. Os 45 minutos após a atividade nutri, repara e desenvolve a otimização dos músculos.

Quando consumimos carboidrato, estimulamos a liberação de insulina, um hormônio que auxilia no desenvolvimento muscular, e transporta carboidrato para o músculo para repor as reservas de glicogênio depletados. Quando combinado esse carboidrato com proteínas (cerca de 10 a 20g), gera uma resposta de reabastecimento e desenvolvimento muscular ainda melhor, e isso reduz o cortisol, hormônio que desestabiliza o músculo.
Dica: como de leite desnatado com achocolatado, ou iogurte desnatado com granola, vitamina de frutas, torrada com queijo branco, são boas opções de lanches pós treino. Caso seu treino seja proximo das grandes refeições, o melhor que consumir uam refeição saudavel, com cereais, leguminosas, hortaliças e carne magra.

Mesmo aqueles pessoas que tem uma alimentação adequada podem ficar fadigadas por várias razões, incluindo treino excessivo, repouso inadequado ou poucas horas de sono.

A recuperação após o treino é indispensável a qualquer atleta ou praticante de atividade física, sendo necessária sempre que essa recuperação seja feita com a maior eficácia possível, para reparar o tecido muscular e, construindo a solidez ea reposição de energia. Mas, se os músculos não são tempo suficiente para recuperar totalmente antes de um outro exercício é repetido em seguida os músculos se tornam progressivamente menores.

Fonte: Guia de suplementos alimentares para atletas por Adeline Barreto e Guia de Nutrição Desportiva: Alimentação para uma vida ativa por Nancy Clark, textos adaptados.

Nenhum comentário: