terça-feira, 5 de julho de 2011

O lado ruim do chocolate é o EXCESSO!

Pecamos pelo consumo em excesso, principalmente as mulheres que sofrem com a TPM (tensão pré mesntrual), a semana que antecede a menstruação causa alterações metabólicas que podem gerar mudanças de comportamento, irritabilidade, depressão, choro, insónia, fadiga, acne, problemas intestinais, dificuldade de concentração e a compulsão alimentar, são manifestações mais ocorridas.
Outras alterações como o balanço hormonal na semana anterior menstruação está associado ao aumento do apetite, ao maior consumo de alimentos energéticos, é retençao de líquidos pelo organismo e ao ganho de peso.

A melhor opção é a quantidade e a qualidade desse chocolate, saiba um pouco mais sobre os tipos diferentes de chocolates existentes, mas ainda opte por cacau em pó e chocolates meio amargo e 70% cacau.

Chocolate ao leite - A massa de cacau é substituída em parte por leite em pó, resultando em um gosto mais adocicado.
Chocolate amargo - possui grande concentração de massa de cacau e pouco açúcar.
Chocolate branco - Contem manteiga de cacau ao invés de massa de cacau e muita gordura.
Chocolate em pó - Usado em receitas, trata-se de amêndoa de cacau ralada destituída da manteiga de cacau. Pode ser amargo (recebe o nome de cacau em pó), meio amargo e doce.
Achocolatado - usado para misturar com leite, é composto basicamente por chocolate, leite em pó e açúcar.
Chocolate para cobertura - concentrado em manteiga de cacau, que lhe dá a propriedade de derreter com facilidade e que facilita o acabamento e o brilho nas coberturas. São comercializados em três tipos: meio amargo branco e comum (leite).
Chocolate 70% cacau - possuem pelo menos 70% de cacau, eles possuem quase nenhuma quantidade de manteiga de cacau e pouca quantidade de açúcar.
Por isso, NÃO exagere!
Os chocolates são rico em calorias, gorduras e açúcares simples, também possui cafeína, e que quando ingerida em grande quantidades causa irritabilidade e aceleração no metabolismo.
Como qualquer doce, pode causar cáries.
Tira o apetite para comidas mais saudáveis.
Pode desencadear a enxaqueca em pessoas propensas a ela.
Algumas pessoas desenvolvem um tipo de alergia ao chocolate, com coceiras pelo corpo, outras podem apresentar mal funcionamento dos intestinos.
Evite consumir chocolates perto de televisão, computado, pois isso acaba te distraindo e você acaba comendo em excesso.
Evite consumir chocolate branco, que por não conter massa de cacau acaba não proporcionando benefícios, sendo mais caloricos e ricos em gorduras.
Não esqueçam que o chocolate diet não favorece o emagrecimento. O chocolate diet é isento de açúcar, mas possui grande quantidade de gordura, e por isso não ajuda quem quer eliminar peso.
Coma um pedaço de chocolate sempre após as grandes refeições, devido elas serem ricas em fibras.

Fonte: Rg nutri e Clínica de Nutrição Santé, textos adaptados.

Nenhum comentário: