quarta-feira, 20 de julho de 2011

Férias escolares e a alimentação

Durante o período de férias a maioria das crianças dormem até tarde, comem o tempo todo, o que querem, deixam de praticar atividade física, e até mesmo ficam mais tempo assistindo televisão e comendo "bobeira". Uma dica para o final de tarde, ou até mesmo no final de semana, para sair da rotina e fazer um piquenique com as crianças, familiares os até mesmo organizar tudo e chamar os amigos. Uma atividade prática e deliciosa. Mas deve-se lembrar de que a ideia de organizar um piquenique é pratico e fácil, mas não necessariamente devemos utilizar de alimentos industrializados como salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes. Há muitas opções criativas e saldáveis que podemos encontrar mercados em porções individuais, e receitas rápidas que podemos fazer em casa.

Estarei comentando algumas dicas de alimentos para se levar no piquenique:
- Frutas, diversas frutas, cores, sabores além de deliciosas organizar essas frutas em uma cesta pode garantir a beleza do seu piquenique. O melhor ainda e levar essas frutas inteiras, já higienizada para não correr o risco de chegar ao local escolhido e não ter condições de higieniza-las e não poder consumidas, além do que as frutas inteiras são melhores conservadas e não necessitam de refrigeração coma as frutas já cortadas.
- Pães, bolos, podem ser levados já cortados, evitando assim a utilização de facas, lembrando que as melhores opções de pães são os integrais ricos em fibras, e os bolos simples, sem recheio e sem coberturas.
- Biscoitos integrais, de aveia, cookies são boas opções tanto doce quanto salgadas, optar por pacotes menores e uma boa dica para que se possa levar uma grande variedade sem que tenha desperdício ou consumo excessivo.
- Sucos de frutas naturais ou industriais são o mais adequado para acompanhar seu piquenique, levar este em garrafas térmicas para conservar sua temperatura ou ainda em bolsas térmicas, permitindo levar unidades individuais.
- Legumes em conservas para elaboração de sanduiches naturais, como pepino, palmito, tomate seco e outros, de preferência, levar podes ainda fechados pois esses não necessitam de refrigeração.
- Presuntos e queijos devem ter um cuidado extra na hora de levar para um piquenique, pois dicas quentes podem estragar, a dica é preparar os lanches em casa e embrulhar em papeis alumínio para conservar, além de colocar em bolsas térmicas.
- Deve-se EVITAR alimentos como como ovos, frutos do mar, preparações com carnes cruas ou mal cozidas, bolos com creme, cremes caseiros, produtos à base de leite, bem como arroz e massa, que necessitam de armazenamento adequado e preprero antes do consumo.

A escolha do lacal deve ser o mais agradável possível para a família poder aproveitar o piquenique, lugares verdes, parques, praças, clube, mas é preciso lembrar dos cuidados pós piquenique também, como recolher os lixos. Ir para o local de bicicletas o a pé também são otimas opções, e APROVEITEM..
obs: Cuidado com o sol entre 10:00AM às 16:0hs, utilize filtro solar e chapéu.

Fonte: Unilever por Márcia Keller Alves, texto adaptado.

Nenhum comentário: