sexta-feira, 8 de julho de 2011

Registro Alimentar, um suporte extra na consulta nutricional

Anotar TUDO o que você consome, durante algumas semanas, pode parecer chatice para alguns, mas é importância para as nutricionistas. O registro/diário é um símbolo do vínculo nutricionista-paciente, ou mesmo paciente-tratamento, ele reflete a predisposição do indivíduo a entrar no tratamento, e uma forma de permitir que o nutricionista acompanhe sua alimentação diária, uma vez que não pode acompanhá-lo 24 horas por dia.
O registro alimentar não é apenas um monitoramento por parte da nutricionista, mas também uma forma do indivíduo de visualizar aquilo que ele esta fazendo de errado, onde esta cometendo os excessos e falhas.
O ato de se alimentar envolve o humor, se estamos tristes comemos para diminuir a tristeza, se estamos felizes comemos para comemorar, quando brigamos com alguém comemos rápido e nem percebemos o que estamos comendo devido a fúria que sentimos.
Outro suporte adquirido com o diário alimentar e perceber algum problema psicológico, como transtorno alimentar, compulsão alimentar por exemplo.
Os locais onde a refeição esta sendo realizado e se existe alguma coisa que contribui para esse descontrole também e percebido com o diário, se come assistindo televisão, em frente a computador.

Os objetivos principais deste método é ajudar no tratamento para perda ou ganho de peso, permitindo que o paciente/cliente observe seus "erros".

Dicas:
-Faça essas anotações em cadernos ou até mesmo em computador, coloque os dados: data, horário, alimento e quantidade, e liste TODOS os alimentos, inclusive se adicionar açúcar ou adoçante em uma bebida.
-Inclua a quantidade de água que você tomou em cada dia.
-Se achar dificil dimensionar tamanho das porções desenhe, de exemplos, por exemplo, por exemplo carne do tamanho da palma da mão significa bife p cerca de 80g.
-Não adianta mentir ou omitir o consumo dos alimentos, lembre-se que isso é uma forma de ajudar você a chegar no seu objetivo! PROCURE UMA NUTRICIONISTA!

Fonte: Nutrição Sadia por Iva Estelar, texto modificado.

Nenhum comentário: