quinta-feira, 21 de julho de 2011

As varias utilidades do gengibre

O gengibre (Zingiber officinalis) e responsável por dá um gostinho especial aos pratos, exerce efeitos positivos sobre a saúde, é considerado um alimento funcional e virou alvo de estudos científicos, apresentam propriedades benéficas ao organismo devido à presença de componentes fisiologicamente saudáveis, é rico em fitoquímicos, substâncias que podem nos livrar de vários problemas quando consumidas regularmente e em determinada quantidade.

Tem efeito positivo sobre o trato gastrointestinal, desempenhando ação antiemética, espasmolítica e carminativa, ameniza náuseas, enjoo, vômito, aumentar o gasto energético do organismo, favorecendo, assim, a quebra de gorduras e o aquecimento corporal, por ser um " alimento termogênico".
Em um estudo publicado no The Journal of Pain revelou que o gengibre é capaz de amenizar as dores que aparecem após a prática de atividades físicas. "Acredita-se que isso aconteça por ele ter propriedades anti-inflamatórias e por ser um analgésico" Ana Paula Fioreti.
Outras propriedade do gengibre é o efeito estimulante sobre as secreções naturais do aparelho digestório, ele acelera o tempo de esvaziamento gástrico e evita a formação de gases. Inclua a raiz nas mais variadas receitas, sucos de frutas naturais, no preparo de carnes, refogados com legumes ou como ingrediente de saladas. Outra boa pedida é acrescentá-lo a uma garrafinha de água e deixar o líquido em repouso na geladeira por uma noite inteira. No dia seguinte, consuma aos poucos. Basta 1 colher de sopa por dia para ter benefícios a saúde.

Fonte: Revista Vida Natural por Thaís Manarini, texto adaptado.

Nenhum comentário: