segunda-feira, 25 de julho de 2011

Melhore a digestão com abacaxi

O abacaxi apresenta a bromelina (enzima que atua na quebra da proteína) que é um excelente digestivo e antiinflamatório natural, alem de possuir altas concentrações de vitaminas A,B e C que atua no combate aos radicais livres e evita o estresse oxidativo (câncer, diabetes, hipertensão, aterosclerose, doenças do coração), ótima fonte de cálcio, e fibras.
À bromelina, atribui-se o efeito de eliminar toxinas pela urina. Assim, dá um alívio e tanto aos problemas de rim, bexiga e próstata. "Essa substância reduz a acidez do sangue, desintoxicando o organismo e fazendo com que as toxinas sejam facilmente excretadas. Vale dizer que a fruta tem vários ácidos, como o cítrico e o málico, que no metabolismo também exercem ação alcalinizante do sangue". Ela ainda "é hipotensora e vasoreguladora, ou seja, promove o relaxamento vascular e também serve para controlar a pressão" Lucyanna.
O abacaxi é um ótimo alimento para prevenir a osteoporose e fraturas ósseas, devido ao alto teor de manganês, que juntamente com o cálcio (também presente na fruta), é essencial para a manutenção e integridade do tecido ósseo. Sem contar que o fruto apresenta boas quantidades de vitamina A, também relacionada à manutenção do esqueleto, e também atua na visão (evita a cegueira noturna).

Dica: O abacaxi pode ser utilizado como amaciante para carne; a casca do abacaxi, se bem lavada, também pode (e deve) ser utilizada em sucos; consumi-lo como sobremesa após churrasco ou excesso do consumo de carnes ajuda na digestão, preparar o abacaxi na forma de sucos puro, ou suco misto, com outros ingredientes, como hortelã, gengibre; assar com canela também é uma otima opção.

Obs: Quando for comprar a fruta, prefira as inteira e com casca, para que não sejam perdidas a vitamina C.

Fonte: revista Vida natural, por Pamela Leme, texto adaptado.

Nenhum comentário: