domingo, 17 de julho de 2011

Hipertensão e seus cuidados

A hipertensão arterial (HA) é uma condição patológica que ocorre, normalmente, em indivíduos com idade maior que 18 anos e se caracteriza por valores pressóricos superiores a 140x90 mmHg. A HA é uma doença assintomática e se não tratada pode levar o indivíduo ao óbito, porém, quando os sintomas estão presentes, os mais comuns são: cefaléia, tontura, palpitações, fadiga, náusea, vômito, dispnéia, agitação e visão borrada em decorrência de lesões que afetam o cérebro. Esta doença apresenta alguns fatores de risco, sendo a idade, hereditariedade, etnia, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, obesidade, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.
O CFN (conselho federal de nutrição) informa que 14% da população brasileira sofrem de hipertensão arterial (Censo 2010). Uma das possíveis causas para o aumento da incidência de HA é o consumo de alimentos industrializados, enlatados, em conserva, defumados e temperos prontos, são consumidos com maior proporção, no qual, se ingere uma grande quantidade de sódio, muitas vezes maior do que o necessário para o organismo humano.
Um padrão alimentar adequado para os portadores de HA, que auxilia no controle da PA, é basicamente com alimentos de baixa caloria, pobres em sódio e gordura, ricos em potássio, fibra, cálcio e magnésio, que estão presentes nas frutas, verduras e leite desnatado.

O CFN definio como meta para 2020 reduzir o consumo de sal para 5 gramas/1 colher de chá ao dia, as empresas Abia, Abima, Abitrigo e Abip assinarm em abril um termo de compromisso a reduzir o teor de sódio dos alimentos processados. Dica: utilize temperos como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, orégano, limão, louro no lugar do sal (ervas e especiarias); ler sempre o rótulo dos alimentos industrializados evitando sódio e cloreto de sódio; EVITE os alimentos enlatados (molhos de tomate, azeitonas, picles, salsicha); embutidos (linguiça, mortadela, salame, apresuntado, calabresa); os salgados (carne-seca, toucinho, bacon, aves/peixes defumados); e os caldo de carne, galinha, bacon ou vegetais, ou temperos prontos e sopas desidratadas.

Faça parte você também!

Nenhum comentário: