domingo, 31 de julho de 2011

Shoyu, esta presente na sua alimentação?!

Se sua resposta foi SIM, saiba que uma colher de sopa de molho shoyu traz quase toda quantidade de sódio que um adulto deveria ingerir em um almoço. O shoyu é um "molho de soja de consistência líquida, obtido a partir da fermentação dos grãos de soja com trigo ou cevada e sal."
Utilizar este produto com moderação é uma boa opção, o consumo exporadicamente, em baixas quantidades, ou ainda misturar o shoyo com água para diluir e ainda optar por versões light, que são 35% menor em sódio que os tradicionais.

A utilização deste molho e em legumes cozidos, carnes, comida orientais, molho e acomponhamentos, se você é hipertenso evite seu consumo.
Mas devemos prestar atenção dobrado nos rótulos de alimentos, pois não penas os produtos salgados que contém grandes quantidades de sódio, alguns nome que podem vir estar presentes nestes rótulos são: bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica (outras dicas sobre sódio e hipertensão).

Fonte: Alimente-se com sabedoria por Greice Carolline, texto adaptado.

Nenhum comentário: