sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quinoa, a nova estrela da cozinha

Entre algumas das propriedades nutricionais da quinoa, é não contém glúten, mesmo sendo um cereal, permitindo com que portadores de doenças celiaca possa comer deste grão. Possui grande concentração de proteína (contém 16 tipos de aminoácidos essenciais, não são produzidos pelo corpo humano), além de zinco e ferro.
Por conta disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória, sendo recomendada especialmente para vegetarianos por conseguir substituir o consumo de carne vermelha sem prejuízo para o organismo.
Os benefícios do consumo da quinoa são: prevenção do câncer de mama, da osteoporose e de problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da memória e da recuperação de tecidos, melhora a pressão arterial, controla o diabete e inibe a proliferação de células tumorais.

Dica, consuma a quinoa batida com o caldo ou adicionadas à sopa no fogo, dando textura crocante ao prato, não tem gosto, ele não compromete o sabor de sucos e vitaminas,as frutas devem ser batidas no liquidificador junto com os grãos moídos, e antes devem ser lavados, colocar em bolos, pães, tortas, e massas. Substitua até 30% da farinha de trigo pela farinha de amaranto. Basta torrar os grãos e moê-los ou bater os flocos.

Fonte: Revista Vida Natural por Lúcia Nascimento, texto adaptado.

Nenhum comentário: