segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Problemas Nutricionais na Infância

A alimentação equilibrada e balanceada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças, e nessa época que devemos estimular hábitos alimentares saudáveis.
Quando não é estimulado o habito alimentar saudável, ou, este estímulo é feito de forma inadequada, há risco dessa criança se tornar obesa ou deficiente em alguns nutrientes.
A obesidade infantil é um fator de risco para o aparecimento de várias doenças, como hipertensão arterial, diabettes mellitus e dislipidemias.
Crianças na idade escolar começam a exercer uma autonomia para decidir o que querem comer. Essa autonomia, se não estimulada em casa de forma correta, poderá acarretar em escolhas erradas, e contribuir para uma má alimentação e má nutrição da criança.
A mídia faz propagandas de alimentos processados, e as indústrias criam embalagens atrativas e distribuem brindes, e ainda, as crianças buscam imitar seu colega, que normalmente leva salgadinho de pacote, refrigerante, doces para o lanche da escola.
Em casa, o papel dos pais e oferecer novos alimentos e estimular o seu consumo, os filhos tendem a imitar os pais, e consumir aquilo que a família consome. Oferecer recompensa como sobremesas e doces para os filhos por comer toda a comida nem sempre é a melhor opção, pois assim eles vão valorizar a guloseima e tratar a refeição com algo chato e ruim.
Na hora de montar a lancheira dos pequenos, não se esqueça de colocar água. E pergunte para eles, o que eles querem comer, mas dentre duas ou três opções que você sugira, ofereça sempre iogurtes, frutas, sucos, pães, geléias, queijos, cookie ou biscoitos sem recheio, permita que um dia na semana a criança possa comprar um lanche na escola.
Seja criativo na hora de montar o lanche, faça saladas de frutas, mini sanduíches, não coloque pacotes inteiros de bolachas, estabeleça 4 a 6 unidades.

Fonte: Manul para escolas, por Clarissa H. I. e Patrícia M. F., texto adaptado.


Um comentário:

Kamila disse...

Parabéns pelo blog e obrigada pela visitinha no meu!