quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Agar Agar, saiba porque consumir

O agar agar é extraído da Gracilaria confervoides L. Greville, o qual é processado por um método de purificação de mucilagem.
O agar agar é muito utilizado na fabricação de geléias, produtos de confeitaria, gelados, xaropes, maioneses e queijos, sendo o produto responsável pela consistência mole, mas suficientemente firme, que apresentam. A cor e a textura firme dos seus filamentos são adaptáveis a numerosas utilizações alimentares, sendo que são ricas em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais.

A melhor forma de aproveitar as qualidades nutritivas das algas consistiria em tomá-las cruas, com prévio demolho (de meia hora aproximadamente) e incorporá-las às saladas. Também se poderá realizar uma ótima sobremesa, tendo por líquido de base os sumos naturais, ao quais são cozidos com o Agar-agar (já demolhado o tempo suficiente para quase se ter dissolvido na água) até que este e o sumo constituam uma só massa. Por fim, despeja-se este produto final sobre frutas cortadas em pedaços, e deixa-se arrefecer. Obter-se-á assim uma boa sobremesa, com elevado valor nutritivo.
Os ofeitos beneficos da alga são:
  • Efeito Hidratante: Uma hidratação praticamente imediata . A pele se torna mais macia e aveludada e, após alguns dias de utilização, rugas e marca de expressão são menos evidentes. Uma pele mais lisa, com aspectomais jovem e sadio, pode ser observada ao fim de uma vintena de dias de utilização. O efeito hidratante é tão intenso que reduz os sintomas do excesso de exposição ao sol, tais como avermelhidão e a formação de bolhas.
  • Efeito Protetor: Irritações superficiais, tais como as causadas pelo barbear e pela depilação, e as reações cutâneas causadas por poluição ambiental ou condições climáticas adversas, são efetivamente controladas. Irritação e vermelhidão desaparecem, restituindo à pele aspecto normal.
  • Efeito Queratolítico: O efeito hidratante extremamente elevado permite o amaciamento gradual da pele,fazendo com que as calosidades desapareçam naturalmente ao fim de vinte a trinta dias de uso, sem que distoresulte qualquer irritação cutânea. Tal efeito é mais claramente observado sobre a pele das palmas da mão, dospés e dos cotovelos.
  • Efeito sobre os Cabelos: A substantividade dos poligalactosídeos de algas marinhas com relação ao cabelo foi demonstrada por Goldenberg, e estudos nacionais evidenciaram o pronunciado efeito protetor e hidratante sobre os fios de cabelo. De tal efeito resultam um aumento daresistência dos fios, maior brilho e maciez, e menor carga estática, permitindo o penteado melhor e maisestável.
Fonte: Gelatina de algas Agar Agar.

Nenhum comentário: