quinta-feira, 4 de agosto de 2011

As diversidades das castanhas

Ou fruta oleaginosa como são classificadas, essas castanhas são ricas nutricionalmente, contém fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina E, ácido fólico, entre outros nutrientes.
Consuma de 2 a 4 unidades ao dia, pois essa quantidade é o suficiente para atingiar as necessidades dos nutrientes, porém seu consumo deve ser controlado, por serem bastantes caloricas, consuma ao longo do dia, no café da manhã com iogurtes, em frutas, como lanches no trabalho por serem praticas, no carro, adiciona as castanhas triturdas em saladas, arroz, farofas.
Amêndoa (unid. 2g: 12,6kcal),
Amendoim (unid. 1g:6,18kcal),
Avelã
(unid. 1g: 2,37kcal),
Castanha de caju
(unid. 3g: 18,27kcal),
Castanha do Pará (unid. 4g: 28,17kcal),
Nozes
(unid. 5g: 35,77kcal),
Noz mecadâmia (unid. 4g:28,4kcal),
Noz pecã/pecan
(unid. 4g: 26,72kcal)
Pistache
(unid. 1g: 6,49kcal)




As principais funções dos nutrientes presentes nas castanhas são: SELÊNIO - atua no equilíbrio da tiróide, previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres; ZINCO - tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos; MAGNÉSIO - ajuda a controlar a pressão e a reduzir sintomas da tensão pré-menstrual; POTÁSSIO - dá uma mãozinha ao desenvolvimento dos músculos; GORDURAS MONOIINSATURADA - presentes nas frutas oleaginosas, reduzem o nível de "colesterol ruim" (LDL) e aumentam o HDL, o "colesterol bom", responsável por limpar as artérias.
Deve-se ter um cuidado extra com o amendoim, pois mal armazenado, pode conter uma toxina cancerígena. Qualquer que seja a sua escolha, o melhor é consumir as oleaginosas cruas. Se não gostar, uma boa alternativa é torrá-las em casa, pois o calor do forno não é suficiente para tirar os benefícios dos nutrientes nelas contidos, e para preservá-las, conserve em lugar seco e afastadas da luz. Se forem industrializadas, confira no rótulo se contêm gordura vegetal hidrogenada e evite os grãos muito salgados, que favorecem a retenção de líquidos, prefira sempre as sem sal.

Fonte: segs, texto adaptado.

Nenhum comentário: