quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Se for fritar..

Sempre deve existir a preferência por alimentos assados, grelhados, cozidos; mas muitas vezes e difícil evitar, uma vez ou outra acabamos consumindo algum alimento preparado desta forma nada nociva, mas saiba que podemos melhorar para não nós sentir tão culpados depois.

Em primeiro lugar você deve escolher óleos saudáveis, como os de canola, linhaça, coco e castanha-do-pará. Além disso, nunca reaproveite o óleo, pois, a repetição da fritura ocasiona a formação da temida gordura trans, responsável pelo aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL). Para saber se o óleo ainda dá para se reaproveitar, certivifique-se que ele não tenha cheiro, que sua cor esteja amarelo claro, e quanto sua textura, suje a ponta do dedo e junte com outro dedo, se ele ficar espesso o óleo esta improprio para o consumo, seu gosto não deve ser rançoso.
O segundo passo, é se certificar de que o óleo esteja quente, mas não fervendo. “A temperatura do óleo não deve exceder os 190°C” (Cláudia Campo), desta forma o óleo não irá penetrar muito fundo no alimento. Um jeito de saber se o óleo já atingiu essa temperatura é nunca deixar que ele solte fumaça, pois aquecer demais faz com que o óleo perca as suas propriedades benéficas, como o ômega-3 e ômega-6.
Outro passo importante é não encher a frigideira com o produto a ser frito. Quanto mais cheia a frigideira, mais a temperatura do óleo baixa e ele tende a penetrar demais nos alimentos. É o famoso efeito “encharcar” que toda boa cozinheira conhece.
Por último, quando retirar as frituras da panela, coloque-as sobre papel absorvente para que o óleo seja drenado.
Evite ao máximo a fritura, só faça em última opção.

Fonte: site Terra por Custom, texto adaptado.

Nenhum comentário: