quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os poderosos Alimentos Termogênicos

Os alimentos termogênicos, são alimentos que após o processo de digestão, geram um gasto maior de energia, e com isso aceleram o metabolismo, de certa forma contribuem com o emagrecimento. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade, esse efeito térmico faz com que a temperatura do organismo aumente e consequentemente faça com que o metabolismo se acelere para queimar energia e gordura. Porem, para que o emagrecimento aconteça é preciso ter uma alimentação saudável e inserir na rotina diária a prática de atividade física.

A pimenta vermelha contém capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo frequente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada, carnes e outros pratos.

Chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo, o chá verde favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico.


Chá de hibisco, esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo.

Gengibre assim como a pimenta, se for consumido frequentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos, ou colocar de 2 a 3 lascas em uma garrafa de água e tomar durante o dia.

Canela esta melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café, em frutas, iogurtes ou leite.

Líquidos gelados, cerca de 8 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.

Alimentos com Ômega 3, (encontrado em peixes como salmão e atum, e em oleaginosas),aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
Outros alimentos são: mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve). "O consumoLink desses alimentos só deve acontecer se não tiver nenhuma restrição médica, quem tem hipertireoidismo, não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular, crianças, gestantes, cardiopatas, hipertensos, e pessoas com enxaqueca, úlcera e alergias, dever evitar estes alimentos.

Fonte: Artigonal e blog Carolina Ritter, por Izaara Alvarenga e Ana Paula de Araujo, texto adaptado.
Confira outras dicas sobro o assunto no blog Ponto de equilibrio.

Nenhum comentário: