terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana Santa e a Páscoa

Durante toda a quaresma e comum algumas pessoas abster se de carne vermelha nas quartas e sextas feiras. E neste período que o consumo de peixes aumenta, principalmente na sexta feira santa.
Os pescados são fonte de ácidos graxos poliinsaturados, que é um tipo de gordura considerada saudável. O qual se se destaca o ômega 3, encontrado principalmente em peixes de águas profundas e frias, como salmão, sardinha, cavala, arenque e atum. Além de serem saudáveis, os peixes contém menor caloria quando comparado com outras carnes, e devem estar presente na alimentação sempre.

Dicas para o preparo dos pescados
1 – Dar preferência a peixes assados, cozidos ou grelhados. Evitar consumir peixes fritos, que possuem alto teor energético e de gorduras.
2 – Retirar o couro do peixe antes de prepará-lo. A gordura saudável presente nos peixes está concentrada principalmente em sua carne e não em seu couro.
3 – Utilizar temperos naturais para preparar peixes, tais como cebolinha, cebola, alho, orégano, manjericão, manjerona, cominho, noz-moscada, louro, etc. Deve-se evitar o consumo excessivo de sal e de temperos industrializados. No caso de pescados que já venham salgados, é necessário dessalgá-los adequadamente para evitar que o teor de sódio no alimento fique alto.


Os chocolates
Outro alimento muito consumido neste período são os chocolates, a uma diversidade enorme entre marcas e sabores encontrados no mercado, que vão desde as opções mais calóricas, por serem ricos em açúcar e gordura como os chocolates brancos, ao leite e com castanhas, já os chocolates menos calóricos são ricos em cacau, como os meio amargos, amargos e 70% cacau. O importante e não exagerar na quantidade, e estabelecer horários para consumir o chocolate, o melhor momento e após as refeições principais, o que auxilia no controle da quantidade.
O consumo em excesso de chocolates pode trazer problemas para a saúde, como o aumento do peso e das taxas de colesterol no organismo. Observe na hora da compra os rótulos dos chocolates, na parte dos ingredientes eles são exposto em ordem crescente, logo, prefira os chocolates com maior teor de cacau e menor teor de açúcar e gordura trans e saturada.

Fonte: Cartilha EscoLinklha bem o seu pescado, site anvisa.

Nenhum comentário: