terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gomas de mascar / chicletes, uma hábito além da infância

Um dos grandes problemas das gomas de mascar / chicletes, é a grande quantidade de açúcar utilizada na sua produção, o que interfere negativamente para a saúde bucal e aumento de peso. Por outro lado, temos as versões sem açúcar, que podem diminuir a vontade de consumir doce e gulosemas, além de ser de baixo valor calórico.
Mas o grande problema dos chicletes, e quando ele e consumido diariamente e durante varias horas do dia, pois a mastigação excessiva estimula a produção desnecessária de enzimas gástricas e a formação de gases intestinais. Isso ocorre por que o chiclete e um produto que não deve ser engolido, ou seja, não participa de todo o processo de digestão e absorção do alimento, ato de mastigar, mastigar, mastigar.. e como se estivésemos enganando o nosso organismo, pois no momento da mastigação ele se prepara para receber um alimento, mas nada chega até ele, mas as enzimas produzidas no momento em que ele é mastigado, passa a agir nas paredes do estômago, por não receber nenhum alimento, esta ação, a longo prazo pode desencadear gastrite ou ou até em úlceras.
Outro ponto importante a relatar, e no consumo exagerado de chicletes sem açúcar, pois, excesso deste consumo compromete o funcionamento intestinal podendo ocasionar diarreia, devido ao sorbitol, (componentes dos adoçantes) que apresenta uma potente ação laxativa.
Dica: Consuma moderadamente, e jogue fora assim que perder seu sabor.

Fonte: Portal do coração, texto adaptado.

Um comentário:

Letícia Soares disse...

Chicletes são vícios que só trazem prejuízos... Até mesmo os sem açúcar, como você citou. Conscientizar os adolescentes e crianças é difícil, até porquê os preços são bem acessíveis...