sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Chás, extratos de ervas, suplementos naturais

Alguns fitoterápicos já passam por testes rigorosos e demonstram seus bons efeitos, eles não substituem mudanças de hábito nem, em alguns casos, outros remédios, mas sua ajuda pode ser bem-vinda na hora de afinar o corpo.

Chá verde - já existiam indícios de sua capacidade de eliminar gordura e, agora, um estudo brasileiro comprova seus préstimos em seres humanos com quilos a mais. A bebida feita com a planta Camellia sinensis foi alvo de uma pesquisa da Universidade de São Paulo, onde recrutou mulheres com sobrepeso ou obesidade leve. Divididas em quatro grupos, as que tomava o chá gelado (10 gramas do pó) de manhã e à tarde. Os que ingeria o placebo. O que consumia a infusão geladinha dez minutos antes de fazer musculação. E o que tomava a bebida fajuta antes de malhar.
Resultado: apenas as participantes que tomaram o chá emagreceram. e as que exercitaram, mas a redução de gordura corporal foi três vezes maior entre as voluntárias que consumiam a bebida e exercitavam. Os dados obtidos mostram que a planta ajuda a esvaziar os redutos gordurosos, diminuir a circunferência abdominal e ainda ganhar massa muscular, dando um gás para a prática de atividade física. As catequinas presente no chá verde inibem uma enzima que atrapalha um mecanismo de queima de gordura e, ainda, elevam o gasto energético do corpo.

Pholia negra - um extrato de plantas do gênero Ilex. Suas cápsulas foram submetidas ao crivo científico em um estudo com ratos na Universidade de São Paulo, dividiram os animais com sobrepeso em três grupos: o primeiro só comeu uma ração convencional, o segundo ganhou também a pholia negra e o terceiro recebeu sibutramina, remédio usado para controlar o apetite, após um mês, os investigadores repararam que a perda de peso foi similar nos dois últimos grupos: os ratinhos se livraram, em média, de 10% da sua massa corporal. Diferentemente da sibutramina, que age no sistema nervoso central, a pholia negra desacelera a atividade do estômago, fazendo com que a comida fique mais tempo lá dentro.

Oléo de cártamo - O suplemento, extraído das sementes dessa planta, costuma surtir efeito após seis meses, ele deve ser ingerido antes das refeições. Seus ácidos graxos essenciais aumentam a oferta de leptina, o hormônio da saciedade, ainda, ativa o tecido adiposo marrom, reserva que, de maneira diversa da famigerada gordura branca, eleva a temperatura corpórea e faz queimar calorias, só que o organismo gasta a energia estocada na gordura branca.

O suplemento à base de pinho coreano, disponível na forma de sachês em farmácias de manipulação, e um óleo da planta tem uma substância que estimula a liberação de hormônios que dão sensação de barriga cheia.

Mucuna pruriens ainda está sob investigação, mas parece atuar em uma via alternativa. Trabalhos mostram que ela eleva os níveis de um neurotransmissor ligado ao prazer, o que ajudaria a diminuir a compulsão alimentar.

Nunca saia por aí ingerindo um produto sem a indicação e a orientação de um médico ou de um nutricionista. Lembre-se de que, em dosagens equivocadas ou misturados a remédios, os compostos das plantas podem expor o organismo a uma série de riscos, inclusive fatais. Jamais substitua um medicamento por uma erva com a pretensão de obter o mesmo efeito.
Utilize os fitoterápicos apenas como auxilio de uma dieta adequada, e preferência a produtos fabricados por laboratórios e com selo de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.

Fonte: site Emagrece Brasil, por varios especialistas, texto adaptado.

Nenhum comentário: