terça-feira, 21 de junho de 2011

Banana para todos os gostos.

As bananas além de serem saborosa e saudável, são fonte de vitamina B6, carboidratos, potássio, triptofano, aminoácido relacionado à melhora da atividade cerebral e melhora no sono.

Mas existe uma grande variedade dessa fruta, cerca de 100 tipos de banana cultivadas no Brasil, porém, as mais conhecidas no Brasil e consumida são:

Banana nanica (banana d'água, banana da china, banana anã ou banana chorona) tem casca fina e amarelo-esverdeada, mesmo quando madura, e polpa doce, macia e de aroma agradável.

Banana prata (ou banana anã grande) tem fruto reto, de até 15 cm de comprimento, casca amarelo-esverdeada, de cinco facetas, polpa menos doce que a da banana-nanica, mais consistente e indicada para fritar. Mas prefira ela em natura!

Banana da terra (banana chifre de boi, banana comprida ou pacovan) são as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta, e a ter comprimento de 30 cm. É achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura, com grandes manchas pretas quando maduras, e polpa bem consistente, de cor rosada e textura macia e compacta, sendo mais rica em amido do que açúcar, o que a torna ideal para cozinhar, assar ou fritar.

Banana maçã (ou banana branca) de tamanho variado, pode atingir, no máximo, 15 cm e pesar 160 g. É ligeiramente curva, tem casca fina, amarelo-clara, e polpa branca, bem aromática, de sabor muito apreciado. Recomendada como alimento para bebês, fica muito gostosa amassada e misturada com aveia, biscoito ralado ou farinhas enriquecidas.

Banana de são tomé (banana curta ou banana do paraíso) existem dois tipos, que se diferenciam apenas na cor da casca - roxa ou amarela. São pouco apreciadas, devido à polpa amarela e ao cheiro muito forte. Recomenda-se consumí-las cozidas, fritas ou assadas.

Banana ouro (inajá, banana dedo de moça, banana mosquito ou banana imperador) é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. É muito usada para fazer croquetes.

Banana sapo fruto curto, grosso e anguloso, com casca espessa e dura, e polpa pouco delicada, mais usada como alimento de animais domésticos.

Os frutos ainda verdes são ricos em flavonóides, os quais atuam na proteção da mucosa gástrica, e também apresentam conteúdo significativo de amido resistente, o qual age no organismo semelhante a fibra alimentar. O teor alto de amido resistente dificulta a absorção de gorduras, como também a de glicose, sendo, portanto indicado aos diabéticos, aos que tem colesterol alto ou sofrem de prisão de ventre. A banana verde também é rica em vitaminas A, B1, B2, ácido nicotínico, além de sódio, potássio, manganês, cobre, fósforo, enxofre, cloro e iodo. O dificil e consumi-las verde, por seu sabor marrento, mas podem ser utilizada em diversos tipos de alimentos, rendendo receitas altamente saudáveis e nutritivas para o consumo, como farinha de banata verde e biomassa.

Fonte: Rg nutri e Toda fruta, textos adaptados.

Nenhum comentário: