quinta-feira, 2 de junho de 2011

Inverno, cuidado dobrado para não ganhar uns quilinhos.

Com o inverno chegando, o nosso organismo se esforça mais para manter a temperatura ideal do corpo. Gerando um gasto de energia maior, para compensar essa perda, necessitamos de mais alimentos e consequentemente mais calorias. Temos um aumento da sensação de fome nesse período, devido a perda de calorias gerada, mas é importante manter o consumo de alimentos adequadas, para não ter excesso abusivo, e resultar em aumento de peso indesejavel. Os alimentos fontes de carboidratos acabam sendo bons companheiros no inverno, mas devemos ficar atento, pois, eles são os principal vilões, por serem fontes de energia, por exemplo os pães, massas, torradas, arroz e doces, devem ser consumidos sim, mas em quantidades adequadas. A busca por alimentos quentes, e que nós aqueçam no frio é grande, é deixamos de consumir frutas e verduras, porém, isto é um grande erro, pois, deixamos de consumir alimentos fonte de fibra, vitaminas e minerais, o que pode comprometer a nossa saciedade, e também a saúde, devido evitarmos os alimentos que auxiliam para a imunidade.

A DICA é: utilizá-los em pratos quentes, como em um refogado de verduras e legumes, e até mesmo sobremesa quente com as frutas. Ai a pergunta, fondue pode? Sim, desde que, seja com poucas calorias, substituindo o chocolate normal e o creme de leite pelas versões “light” e chocolates amargos, 70% cacau, e não abusando na quantidade de chocolate, lembre-se, e para consumir frutas com chocolate e não o inverso. Assar essas frutas ainda com casca pode ser uma maneira para aprecia-las neste inverno.

SOPAS otimas opções para o inverno, sopas e caldos de legumes são pratos perfeitos para aquecer, mas devemos manter o bom senso, substituir embutidos e carnes gordas por opções mais magras, trocando o leite integral e o creme de leite por um iogurte ou requeijão light nas preparações.
Se for consumir pães e torradas como acompanhamentos, lembre-se de preferir as opções integrais, e consumir cerca de um prato fundo ou uma combuca.

Outro erro constante no inverno, diminuir a ingestão de liquidos, mais isso não deve acontecer, o consumo de água deve permanecer nos 2 litros/dia, os chás por serem quentes e ajudam a hidratar e aquecer, é importantes tomar eles sempre com adoçantes.
Aproveitar o friozinho para ficar em casa jamais, nada melhor que uma caminha e a pratica de atividade fisíca regular para nos aquecer neste inferno, lembre-se de sempre estar com roupas adequadas e que nos mantenha aquecidos.

Para aquecer, nada melhor que ficar de baixo das cobertas e usar roupas que nos deixe quente e confortável.

Fonte: Mulherando por Daniela Azanha, texto adaptado.

Nenhum comentário: