segunda-feira, 27 de junho de 2011

Alimentar-se antes da atividade física é fundamental

Os benefícios da alimentação pré exercício:
1- Ajuda a prevenir a hipoglicemia e consequentemente seus sintomas (tontura, fadiga, visão obscurecida) que podem interferir no desempenho máximo;
2- Acomoda o estômago, absorve alguns sucos gástricos e impede a fome (saciedade);
3- Abastece os músculos tanto com o carboidrato que você ingere com bastante antecedência para ser estocado, como o glicpogênio, quanto com o carboidrato ingerido dentro de 1h de exercício, que entra na corrente sanguínea e nutri o cérebro.
4- Tranquiliza-o, porque você sabe que o seu corpo está bem abastecido.

Exercitar de estômago vazio não aumenta a queima de gordura.Alimentação antes dos treinos matinais
Você terá um melhor desempenho se comer algo antes do exercício, pois durante a noite, você pode depletar o glicogênio hepático, a fonte de carboidrato que mantém as taxas normas de açúcar no sangue, e se iniciar o treino com baixa taxa de glicose ficará cansado mais cedo do que se tivesse comido alguma coisa antes.
A quantidade que se deve comer varia de pessoa para pessoa (procure uma nutricionista para saber a sua necessidade), a quantidade de alimento também vai variar com o tipo de exercício que você prática, e normal a pessoa acorda de 1 a 2horas antes para comer e após voltar a dormir. Coma o que for suficiente para melhorar seu desempenho e confortável para abastecer seus treinos.

Alimentação antes dos treinos vespertinos
Você deve planejar seus horários de alimentação e treino, para avaliar a necessidade de fazer uma refeição substanciosa ao 12h ou mais simples caso haja tempo de um outro lanche antes da atividade.
Os alimentos ingeridos antes do treino são digeridos e utilizados como combustível durante o exercício, já se você fazer uma grande refeição minutos que antecedem o exercício, o risco de regurgitar o que comeu e grande, pois durante o exercício intenso, o estômago fecha-se de forma que mais sangue possa fluir para os músculos.

Coma os alimentos certos na hora certa!
Dicas:
- Alimenta-se adequadamente com dietas compostas por carboidrato para abastecer e reabastecer os músculos de forma a estarem prontos para ação. Lanche 1 hora antes do exercício evita a fome e mantém sua taxa de glicose.
- Escolha lanches com pouca gordura e proteína. Limite as fontes de proteínas com alto teor de gordura, como omeletes de queijo, hambúrgueres e frango frito, pois a gordura retarda o esvaziamento gástrico.
- Fique atento aos alimentos com açúcar, como refrigerantes, jujubas, géis, para não gerar eventos de hipoglicemia rebote (tonturas e fadiga).
- Espera de 2 a 3 horas depois de uma refeição farta, 2 a 3 horas para uma refeição menor, e 1 a 2 horas para lanches pequenos.
- Beba bastante líquidos para não desidratar.

Fonte: Guia de Nutrição Desportiva: Alimentação para uma vida ativa por Nancy Clark, texto adaptado.

Nenhum comentário: