quinta-feira, 16 de junho de 2011

Semente de Gergelim

Composição Nutricional da Semente de Gergelim
1 col de sob (7 gramas)
Valor calórico: 43,73 Kcal
Carboidratos: 1,51 g
Proteínas: 1,48 g
Gorduras totais: 3,52 g
Gorduras Saturadas: 0 ,54g
Gorduras Trans :0 g
Fibra alimentar: 0,83 g

Como toda semente, a semente de gergelim possui uma alta concentração de fibras, de cálcio, fósforo e ferro é ricas em vitaminas do complexo B, auxiliam no bom funcionamento do intestino, ajuda no controle da massa corporal gorda, agindo não só na lipólise (quebra de gordura), como na inibição da lipogênese (armazenamento de tecido adiposo).
Não dá nem para acreditar, que uma simples sementinha é tão valiosa assim não é mesmo, mas ela é isso, e muito mais, pois ainda tem ação emoliente e laxante suave, pois umedece e lubrifica o intestino e estimula o peristaltismo, evitando a prisão de ventre, a hemorróida e o câncer de cólon, tem efeitos positivos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue,fortalece os tendões e ossos, tonifica o fígado e os rins, combate dores lombares e de joelhos, evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos, melhora a elasticidade da pele.
Consuma as semente em sua forma crua ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta, sucos, acrescente junta a receitas farinha bolos, tortas, pães, ou ainda com pasta de gergelim "TAHINE", que pode ser passada em pães e torradas, substituindo a manteiga e/ou margarina. Cerca de 2 colheres de sopa por dia é o adequado.

“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, além de uma ingestão de liquidos adequado”.

Fonte: Corpo a Corpo e A Nutricionista por Laura Andreani e Juliana Paula Bruch, textos adaptados.

Nenhum comentário: