segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arroz

Este grão de cor e formato variado, ganha seu espaço na nossa culinária, devido seu sabor incomparavel e por sua inúmeras utilidades, são vários os pratos que acompanham o arroz, ou que o arroz acompanham.
No entanto, estamos muito acomodados ao arroz padrão, arroz branco/polido, e deixamos de apreciar todos os outros tipos de arroz existente.
Cada arroz tem sua qualidade, e combina com um tipo diferente de preparação, alguns destes modelos são:

POLIDO: Arroz do dia a dia, porém, não é um dos mais nutritivos, o que se deve à retirada do farelo que recobre o grão na hora do polimento. O que se pode suprir essa perda quando combinado com o feijão (arroz contém metionina, o feijão, lisina, fazendo a composição proteica)

INTEGRAL: Cor amarelada, temo farelo preservado, o que o torna mais nutritivo do que o grão polido. Combina com peixes assados e legumes.

AROMÁTICO: Os mais conhecidos são o basmati e jasmine, ambos possuem uma molécula que dá ao grão um sabor natural. Por serem grãos longos e sabor pronunciado, combinam bem com pratos da cozinha asiática.

PARBOLIZADO: Ainda com casca, e feito um processo no qual seus nutriente migram para dentro do grão, sendo o meio termo do polido e do integral, devido seu farelo ser preservado. Acompanha qualquer preparação, ele é mais soltinho e fácil de preparar.
PRETO: Conhecido como "arroz proibido" por conter no farelo flavonoides que dão ao grão sua coloração peculiar, e propriedades antioxidantes. Por seu sabor ser bem acentuado é preferível utiliza-lo como ingrediente e não como acompanhamento, como com aves, galetos, codornas e saladas exóticas.

ARBÓREO: Baixo teor de amilose, substância do amido, que mantém os grãos soltinhos, e quando cozido tem consistencia pegajosa. Grãos arredondados e textura cremoso é utilizado na cozinha italiana para preparo de risoto.

VERMELHO: Tem sabor acastanhado e maior abundância de flavonoides do que o arroz não pigmentado, por sua cor forte e sabor agrádavel, é um ótimo substituto do arroz arbóreo no preparo de risoto.
O segredo esta ampla variedade que temos deste cereal, mude, prove e aprove.

Fonte: Revista veja, março de 2011, texto adaptado.

Nenhum comentário: