segunda-feira, 9 de maio de 2011

Vegetarianos

Os hábitos alimentares são definidos por motivos sociais, culturais ou até mesmo por motivos de saúde, sendo classificado de acordo com os alimentos que excluem da dieta. Mas deve haver sempre um equilíbrio entre os nutrientes consumidos, uma maior variedade.


Tipos de vegetarianos


Veganos: Excluem totalmente os alimentos de origem animal da dieta, ou seja, carnes, laticínios e ovos, há alguns ainda mais radicais que excluem todos os alimentos derivados de animais, como mel e gelatina.


Macrobióticos: Excluem totalmente os alimentos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos. Privilegiam grãos integrais e cereais integrais e condimentos naturais.


Lactovegetarianos: Não consomem os alimentos de origem animal, exceto laticínios.


Ovolactovegetarianos: Não consomem os alimentos de origem animal, exceto ovos e laticínios.


* Vantagens: Quando a ausência de produtos de origem animal o leva a consumir mais frutas, vegetais e cereais integrais, como uma forma de compensar a ausência de carnes e laticínios.

* Corda bamba: Comparando os alimentos de origem animal e os vegetais, geralmente eles possuem menor concentração e biodisponibilidade para alguns nutrientes essenciais. Como é o casos das proteínas, ferro, vitamina B12, zinco, cálcio.

As principais fontes de proteínas; são os alimentos de origem animal, além de fornecerem maior quantidades, as proteínas de origem animal apresentam melhor qualidade, devido sua rica combinação de aminoácidos.

Já o ferro; é obtido através do consumo de carnes, peixes e aves, além de leguminosas (soja), cereais integrais, alguns hortaliças (verde escura), e frutas (secas). Mas as fontes de ferro de origem vegetal não é de facil absorção, portanto, é adequando consumir alimentos fontes de vitamina C (frutas cítricas), e evite consumir café, chá preto, chá mate, chá verde, refrigerante, e alimentos ricos em cálcio nas mesma refeição com fontes de ferro.

Vitamina B12; são fundamente para produção de energia, e muitos vegetarianos tem dificuldades de atingir as necessidades, devido sua fonte ser principalmente alimentos de origem animal.

O zinco; é essencial para a saúde da pele e para o sistema imunológico, sua fonte principal e ostra, camarão, carne vermelha, frango e peixe, de origem vegetal são encontrados no gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas e principalmente semente de abóbora.

O cálcio é um importante mineral na contração muscular e saúde óssea, e como o seu consumo fica comprometido na dieta dos vegetarianos veganos e macrobióta é indispensável buscar outras fontes, atráves de frutas e vegetais (figo seco, brócolis, leite de soja enriquecido c0m cálcio).

Não basta retirar um determinado alimento, e preciso saber conciliar outros para que suas necessidades dos nutrientes não sejam deficientes. Procure uma nutricionista para tirar suas dúvidas.


Fonte: A dieta do corredor por Suzana Bonumá, texto adaptado.

Nenhum comentário: