quarta-feira, 18 de maio de 2011

Gordura e Açúcares

Para quem segue um esquema alimentar adequado, sabe que é necessário restringir as gorduras e os açúcares, na própria pirâmide alimentar e fácil notar seu consumo deve ser restrito / MODERADO!

Mas é importante ressaltar que nem todas as gorduras são vilãs, pois, as gorduras insaturadas são gorduras aliadas do coração e previne doenças cardiovasculares, desde que o consumo de gordura seja adequado. Esse consumo não deve ultrapassar 25 a 30%" do total de calorias ingeridas, sendo que o restante é 15 a 20% de proteínas e 55 a 60% de carboidratos.
Além do que, as gorduras são importante para o processo de crescimento e restauração das células, para o transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).
Dentre as gorduras insaturadas temos às poli-insaturadas, (ômega-3) que são importantes pois reduzem o colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom (HDL),e reforçam o sistema imunológico, encontrada nos óleos vegetais. E as monoinsaturadas, encontradas em nozes e castanhas, entre outros alimentos, também reduzem o colesterol ruim.
As que merecem atenção redobrada são as gorduras saturadas, encontrada nos derivados do leite, como queijo e manteiga, e em produtos de origem animal, como carne vermelha e bacon. E a pior de todas, a trans, gordura vegetal hidrogenada, utilizada industrialmente no preparo de sorvetes cremosos, biscoitos recheados e alimentos crocantes. Sendo responsável pela deposição de gordura entre as vísceras (gordura abdominal), aumento do risco de infarto, AVC e diabetes, e elevação dos níveis de pressão arterial.

O açúcar faz parte da família dos carboidratos, podendo ser simples e complexos. Os simples são os açúcares e o mel, e os complexos os amidos e as fibras. O açúcar também é um vilão, devido sua absorção ser rápida, posso enumerar centenas de alimentos que contém açúcar, e esse devem ser restritos da dieta assim como as gorduras saturadas e insaturadas. Uma forma fácil de observar se os alimentos contem estes vilões, é prestando atenção nos rótulos nutricionais, eles não devem estar entre os primeiros ingredientes compostos no alimento. Lembrando que 55 a 60% das calorias devem ser de carboidrato complexo, destes, apenas 5% deve ser composto por carboidratos simples, ou seja, açúcares refinados, mel,guloseimas industrializadas, como doces, sorvetes e biscoitos.

O jeito é, recorrer aos rótulos nutricionais e verificar as quantidades de gordura e açúcar presente, para não consumir os alimentos sem culpa.
Fonte: Revista Viva Saúde por André Bernardo, texto adaptado.

Nenhum comentário: