terça-feira, 24 de maio de 2011

Será que é integral?!

A procura por produtos integrais cada dia que passa fica maior, principalmente nos dias de hoje, em que todos se preocupam com o bem estar, saúde e alimentação adequada, passamos a fazer substituições dos alimentos consumidos por outros mais saldáveis.



São considerados integrais, aqueles que possuem grãos e cereais, como arroz, trigo e aveia, e que não passam por um processo de refinamento. Dessa forma, a casca e a película não são descartadas, preserva-se boa parte dos nutrientes e das fibras.
Incluir essas opções no cardápio significa, reduzir os níveis de colesterol, permite controlar as taxas de açúcar no sangue e contribui para o emagrecimento devido a sensação de saciedade por sua concentração de fibra.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), há nenhum tipo de regra sobre a fabricação desses produtos no país, e por causa da falta de parâmetros cada empresa adota os critérios que bem entender.
Pão integral é aquele “preparado (...) com farinha de trigo e farinha de trigo integral ou fibra de trigo e ou farelo de trigo".
A dica é sempre ficar de olho no rótulo. Quanto mais fibra houver em uma porção do alimento, mais integral ele é de verdade. Isto significa que no alimento foi utilizado algum tipo de farinha integral, fibra de trigo ou farelo de trigo.

DIFERENÇA DA QUANTIDADE DE FIBRA:
Pão branco 1,3g de fibra alimentar.
Pão integral varia dependendo da marca e ingredientes, que vai de 3,4g a 4,8g de fibra alimentar.

“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, além de uma ingestão de liquidos adequado”.

Fonte: Saúde é vital por Renata Camargo, texto adaptado.

Nenhum comentário: