sexta-feira, 13 de maio de 2011

Linhaça, é suas importâncias.

Composição Nutricional Linhaça:
1 col sob (7 gramas)
Valor calórico: 28,75 Kcal
Carboidratos: 0,23 g
Proteínas: 1,4 g
Gorduras totais: 2,4 g
Gorduras Saturadas: 0 g
Gorduras Trans :0 g
Fibra alimentar: 2,19 g

Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio, ômega-3 e ômega 6.
Além de todos os benefícios nutricionais, a linhaça causa saciedade devido sua grande quantidade de fibras, auxiliar na redução do colesterol total circulante, e nos níveis de LDL.
Tipos de linhaça: DOURADA - mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura". MARROM - semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
A semente de linhaça triturada apresenta mais benefícios nutricionais que a semente inteira, devido sua casa ser dura e difícil de digerir, podendo passar intacta pelo aparelho digestivo e não sendo aproveitada. Para quebra-la e só passar em um processador ou liquidificador na tecla pulsar.
A quantidade de linhaça que se deve consumir ainda esta sendo estudada, que dizem ser de 1 a 2 colheres de sopa, porém, esse consumo deve ser gradativo. Sendo um excelente alimento para quem esta querendo perder peso, garantir a saúde cardiovascular por diminiur os niveis de LDL co sangue, e ainda previnir câncer cólon e o de próstata.

Consumo: Consuma a linhaça triturada em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

“As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis, além de uma ingestão de liquidos adequado”.

Fonte: Revista Sáude é Vital por Regina Pereira; Tabela para avaliação de consumo alimentra de medidas caseiras, texto adaptado.

Um comentário:

ridente disse...

Consumir pescado azul es un placer saludable y un buen aliado contra el colesterol malo o LDL.

En mi cocina tengo varios platos dedicados al consumo del pescado azul--sección PESCADOS-- y te invito a preparar algún plato de la cocina tradicional dedicado a este pescado.

http://gastronomiaenverso.blogspot.com/2010/07/ventresca-de-bonito-la-plancha.html

Un abrazo desde A Coruña.