segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Diferença entre os sucos

Os sucos são importantes, pois refrescam, relaxam, nutrem, fortalecer seu sistema imunológico, dão energia e saciedade, são ricos em vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides, em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio, entre outros. São ainda boas alternativas para ingerir frutas e vegetais que não são consumidos adequadamente, além de uma variedade de sabores de sucos de frutas e combinações delas que podem ser formadas, como vegetais, chás e até mesmo ervas aromáticas têm sido utilizadas para produzir os sucos. Você sabe a diferença entre os sucos que bebe? Qual o mais vantajoso, qual a melhor opção? Então confira, abaixo, algumas dicas:

- Pó artificial: esta não é uma boa escolha. Consuma apenas quando as opções seguintes não estiverem disponíveis, pois a maioria das marcas tem uma grande quantidade de sódio e aditivos.


- Concentrado: esta é uma opção de suco encontrado em garrafinhas e que devem ser diluídas em água, sua concentração de água é maior que qualquer outra opção de suco, contendo apenas 10% no máximo do suco de fruta, sendo pobre em nutrientes. Escolha essa opção ocasionalmente, em um dia de correria.


- Caixinha: a embalagem do produto protege seu conteúdo contra a luz e a oxidação, o que dá, ao suco, maior durabilidade. Porém, a maioria dos produtos vendidos são como néctar, ou seja, o suco é diluído em água e permanece com apenas 30% do suco da fruta, além da grande quantidade de açúcar. Mesmo as opções light, que têm a quantidade de açúcar reduzida, são ricas em sódio e esse excesso de sódio favorece a retenção de líquido e aumenta a pressão arterial.


- Polpa congelada: devido ao processo de congelamento da polpa, parte das vitaminas é perdida, cerca de 40%. Mas grande parte dos nutrientes permanecem, sendo assim, uma opção prática e saborosa de consumir o suco, basta bater com em água ou leite e está pronto.


- Natural: feito na hora do seu consumo. Seu consumo não deve passar de 20 minutos após o preparo, para que não perca seus nutrientes. Tanto dentro quanto fora da geladeira, o suco perde principalmente as vitaminas hidrossolúveis (C e do complexo B), que oxidam rapidamente em contato com o ar.

Um comentário:

Kamila Victor disse...

Estou passando para retribuir a visita que você fez em meu blog. Adorei saber que pude ajudá-la com o efeito de neve para seu blog. Gostei bastante também do template com o papai noel. Ficou demais, bjus!