sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Férias - alimentação nas viagens

Janeiro é o mês das férias, e férias é sinônimo de viagens que por sua vez, significa sair da rotina, comer em lugares diferentes, experimentar preparações típicas, o que contribui para fugirmos da rotina alimentar e da balança. Algumas dicas a baixo são fundamentais para as viagens.
• Se a viagem for curta, (até quatro horas) procure fazer uma refeição saudável, antes de viajar. Não custa nada se prevenir e levar com você água e algumas opções práticas.
• Se a viagem for longa e você tiver que comer durante o trajeto, prepare sanduíches no dia anterior à viagem, embale e mantenha na geladeira até o momento da viagem, frutas e água são indispensáveis, as frutas de consistência firme são melhores para essas ocasiões, exemplos: maçã, pêra, goiaba, ameixa, pêssego. Outras opções são barras de cereais sem chocolate, barras de proteínas, frutas desidratadas, cookies, e castanhas oleaginosas, desta forma evitam-se jejum prolongado, caso ocorra um contratempo.
• É desaconselhável experimentar alimentos diferentes durante viagens de negócios ou algum evento que não poderá perder, pois os novos alimentos podem causar desconforto intestinal, azia, diarréia e vômito.
• Cuidado ao consumir água que não seja mineral, e devidamente engarrafada, para não correr o risco de consumir água não tratada, o que pode ocasionar uma grave intoxicação.
• Para o consumo de alimentos gordurosos ou ricos em açúcar vale a mesma orientação para o dia a dia, o maior problema não e o que você come, e sim a quantidade, você pode comer chocolate, tomar sorvete, comer bolo, pizza ou lasanha, mas com moderação, uma vez na semana.
• Não utilize maionese ou molhos à parte, como acompanhamento dos seus pratos. Prefira pão integral, sírio ao em vez do pão francês, de hot-dog ou caseiro. Escolha queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, hambúrguer assados, e vegetais a vontade.
• Salgadinhos de pacote, refrigerantes, amendoins, frituras em geral, não são bons alimentos do ponto de vista nutricional devido o alto teor de gorduras, e por isso devem ser evitados.

Proximo post, dicas para diferente destinos de viagens.
Fonte: site dicas de nutrição por Gabriela Comachio, texto adaptado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como sempre, ótimas dicas de nutrição! Priscila, a você, aos seus familiares e queridos, desejo 2012 de saúde plena, de prosperidade, paz, harmonia, sólidas e belas conquistas e muitos momentos de alegria! Um beijo, Paula