quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O carnavaaaaalll chegou e agora?

Alimentação equilibrada e a hidratação adequada são imprescindíveis para aproveitar o melhor do carnaval, seja ele qual for, o importante e ter energia o suficiente para curtir todas as noites de folia.
Para manter o samba no pé, o pique para dançar e pular a noite inteira são necessários alguns cuidados com a alimentação, o fracionamento das refeições é o ponto chave, nada de jejuar o dia todo, consuma lanches nos intervalos das grandes refeições (almoço e jantar), e capriche no desjejum e no café da tarde, mesmo naqueles dias em que a noite vira dia e dia vira noite.
A dica para os dias em que você chega em casa, já amanhecendo o dia, é consumir o desjejum mesmo que você durma em seguida. Consuma lanches leves, como cereais, torradas, frutas e iogurtes. Dormir bem e relaxar, irá repor suas energias, então nada de emendar uma festa na outra, o repouso e necessário.
Invista em sucos de frutas, água e água de coco para repor os eletrólitos perdidos no suor, sem contar que o consumo de líquido evita a desidratação, lembrando que mesmo sem sede, deve se ingerir líquidos a todo o momento, cerca de dois litros por dia.
E cuidado redobrado com as bebidas alcoólicas, em excesso provoca ressaca, dores de cabeça, sede, dores de estômago. Beba com moderação, o consumo para homem e de duas latas e uma lata para mulher, sendo que quanto mais álcool a bebida contém, mas calórica ela é, além de que, o álcool é diurético, somando com os efeitos da sudorese, há ocorrências de desidratação mais facilmente. A cada copo de bebida alcoólica intercale com um copo de água para amenizar esses sintomas. E atenção bebidas energéticas, pois elas aumentam a frequência cardíaca, podendo elevar a pressão arterial. Além disso, a longo prazo, seu consumo em excesso pode trazer prejuízo a saúde de alguns orgãos, como o fígado.
Fuja dos alimentos gordurosos e frituras, por retardarem a digestão e ainda serem calóricos, evite também o excesso de alimentos flatulentos (feijão, couve, brócolis, couve- flor, lentilha, milho, pepino, abacate), estes alimentos causam indisposição, cólica e desconforto intestinal. O açúcar dos doces também fermenta no intestino podendo causar gases.
Utilize roupas leves e confortáveis, e cuide-se para não exagerar!

Fonte: Nutricionista Priscila Aline de Nardo CRN8 7193/p

Nenhum comentário: