terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Quanto custa alimentar-se bem?

Custa CARO.
Infelizmente, o custo da cesta básica sumiu em 15 estados no Brasil no inicio de 2012 (DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), e quando se trata em alimentação saudável e variada o custo é ainda maior.
E uma triste realidade, mas o complicado é orientar e aconselhar a população, a consumir alimentos saudáveis e nutritivos, enquanto o lombo de porco custa em média 20 reais, e a picanha custa cerca de 40 reais.
Para muitas pessoas o valor do alimentos interfere nas suas escolhas, e a sua prioridade passar ser o baixo custo, e com isso, leva para casa um alimento muitas vezes cálorico, rico em gordura, sal e açúcar, tudo o que se tem como restrito em uma plano alimentar saudável.
Outro exemplo clássico e os valores de biscoitos. O que você consegue comprar para seu filho de lanche para a escola com 60 centavos?
Isso mesmo? 60 centavos? Espero que sua resposta tenha sido uma maça ou laranja, mas a realidade e outra, com esse valor é possível comprar biscoito tipo recheado, rico em gordura e açúcar e pobres em fibras. E quanto a chicletes, balas e pirulitos, 60 centavos as crianças fazem a festa, já o iogurte, o biscoito integral, o cookie, custa caro, o iogurte em médica 1 real e biscoitos integrais 2 reais.
E o leite integral e desnatado? Em muitos estabelecimentos encontramos diferença nos preços, mesma marca, mas valor superior no leite desnatado, a gelatina light e a tradicional? Todos e quaisquer alimentos light em geral são mais caros, o mesmo ocorre para chocolates amargos.

Mas as vantagens de se gastar um pouco mais e se alimentar bem são inúmera, tanto quanto em relação a saúde quanto aos gastos, pois o que você gasta a mais hoje e uma economia para o futuro, e o remédio de pressão que você não precisará, e a taxa de glicose sanguinia que você não precisará conferir diariamente, é sua alta estima, seu bem estar, sua saúde que não tem preço.
A alimentação saudável te oferece saúde.
Então não tenha dúvidas, não poupe na hora de escolher vegetais e frutas variado, escolha mudar, escolha uma vida melhor.
Consulte uma nutricionista e saiba muita mais.

Fonte: Nutricionista Priscila Aline de Nardo CRN8 7193/p

Nenhum comentário: