terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Volta às aulas, é hora de reorganizar

Com a volta às aulas, e preciso redefinir ou retomar regras, que envolvem horário para acordar, dormir, estudar, brincar, e claro, e hora de escolher os alimentos que irão compor a refeição, e principalmente os lanches escolares dos filhos.
A alimentação é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano, principalmente nas fases da infância e adolescência, onde ocorrem transformações importantes, que interferem no desenvolvimento dos aspectos físico, intelectual, emocional e social.
Hoje em dia, não basta oferecer um alimento saudável para seu filho, e importante ensina-lo a fazer escolhas certas, pois a oferta de alimentos "não saudáveis" é muito grande, e dificilmente você saberá se seu filho comeu o lanche que ele levou para a escola ou simplesmente trocou com outra criança.
Sabe-se que hábitos alimentares saudáveis contribuem para a prevenção das doenças veiculadas por alimentos, das doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como a anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo.
Os responsáveis pelas cantinas escolares devem oferecer alimentos mais saudáveis, reduzir ao máximo a oferta de alimentos e refeições com alto teor de açúcares (mais que 10% do valor energético total), gorduras saturadas (mais que 10% do valor energético total), gorduras trans (mais que 1% do valor energético total), ricos em sódio (mais que 400 mg do valor energético total).
Alimentos que não devem ser oferecidos ou vendidos nas escolas: "não saudáveis" balas; pirulitos; gomas de mascar; biscoitos principalmente os recheados; refrigerantes; sucos artificiais ou adoçados; frituras (risoles, pastéis e coxinhas; salgados com salsichas e presunto/ apresuntados); salgadinhos de pacote; pipocas industrializadas..
O que deve ser oferecido ou disponível nas cantinas escolares: sanduíche natural sem maionese, frutas in natura, salada de frutas, sucos naturais, industrializados (com mais de 50% de polpa),frutas secas, suco à base de soja, salgados assados, biscoito integrais, torradas, cereais tipo granola, musli, aveia em flocos ou sucrilhos rico em fibras, vitaminas de frutas, frutas secas, castanhas oleaginosas, preparações culinárias com verduras cozidas, bolos simples, iogurtes e bebidas lácteas, preparações e alimentos regionais como tapioca, beiju, cuscuz, canjica, açaí, milho verde, broas.

Dica: O incentivo por uma alimentação saudável deve começar desde cedo, mas não tem dia nem hora para reeducar seus filhos, para que eles aprendam a diferença de um alimento "não saudável" e um "saudável", para que eles próprios possam fazer suas escolhas.

Separe sempre um dia na semana para que seu filho possa levar dinheiro e comprar algo na cantina, pois muitos dos seus amigos fazem isso, e é importante ele se sentir a vontade, mas sempre o questione, pergunte o que ele irá comprar antes de dar o dinheiro, e converse com ele em casa, de duas opções de lanche, ex: frutas ou iogurte, e deixe ele participar desta escolha.

Fonte: site sbd, texto adaptado.

Nenhum comentário: