sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Tipos e beneficios dos óleos

Muito se engana quem faz dos óleos vegetais "inimigos" da alimentação, eles são essenciais, tanto quanto as proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água. As mesmas regras se aplicam para os óleos, deve haver moderação no seu consumo, cerca de 25% da nossa alimentação e proveniente de lipídio. O ponto chave para essa discussão é diferenciar óleo de gordura, ambos são lipídios, mas o óleo em temperatura ambiente é liquido (ex: óleo de soja, de milho, de canola, azeite de oliva), gordura em temperatura ambiente é sólida (ex: banha de porco, gordura das carnes, torresmo, gordura vegetal hidrogenada), e a gordura SIM que é "inimiga" da saúde. Ainda alguns lípideos passam por processos tecnológicos que modificam sua estrutura química criando as gorduras trans-saturadas bastante nocivas à saúde. Cerca de 1g de lipídeo corresponde a 9kcal, por isso a necessidade da moderação, são também exelentes fontes de ácidos graxos essesnciais, (Omega-3 e Omega-6), veiculam as vitaminas solúveis (vitaminas A, D, E e K), compõem as membranas das células, melhoram o sabor dos alimentos.

Diferença entre os óleos
GIRASSOL
É rico em ácido linoleico (Omega-6), essencial para um crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do organismo, ainda desempenha um papel importante na redução de risco de doenças cardiovasculares e do colesterol, função vascular e sistema imunitário, é ainda rico em vitamina E, importante antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento das células e dos tecidos do organismo e contribui para o fortalecimento das defesas do organismo.


SOJA
É rico em ácido linoleico (Omega-6) e ácido linolénico (Omega-3), contribui para o funcionamento saudável do sistema nervoso, imunitário (acção anti-inflamatória), e do coração, desempenha também um papel importante na redução do colesterol, função vascular. O óleo de soja também é rico em vitamina E.


MILHO
É rico em ácido linoleico (Omega-6) e ácido linolénico (Omega-3). "Mesmas funções descritas acima para o linoleico e linolénico". Rico em vitamina E e Vitamina A, que contribui para o reforço do sistema imunológico sendo também benéfico para a visão.


CANO
LA
É rico em ácido linoleico (Omega-6) e ácido linolénico (Omega-3). "Mesmas funções descritas acima para o linoleico e linolénico".



AZEITE
É rico em antioxidantes, como os polifenois, capazes de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, tem efeito protetor contra uma série de doenças degenerativas, entre as quais a cardíaca, tem uma grande concentração de gordura monoinsaturada – a mais benéfica para o coração – por capturar o excesso de colesterol ruim em circulação no sangue

Fonte: site Centro de nutrição fula, site Albert Einstein, textos adaptado.

2 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Não sabia,....obrigada pela partilha de informação!
Beijinhos
www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

Executiva de Panela disse...

Oi Priscila! Feliz 2012! Já tive um probleminha nutricional e só podia usar olhos vegetais. Como você bem coloca no início do post, eles não são vilões como tanta gente pensa. Beijos e parabéns pelo blog - sempre esclarecendo! Paula