segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Outros óleos e seus beneficios

COCO
Estudos provaram que aliar o óleo de coco a uma dieta de baixa caloria derrete sete vezes mais a gordura da barriga, ainda aumenta a saciedade, reduz a liberação exagerada de insulina, melhora o funcionamento do intestino e acelera a queima de gordura.
* Consuma em capsulas ou até 2 colheres de sobremesa por dia no preparo de saladas.

LINHAÇA
Extraído da semente dourada ou marrom, é campeão em ômega 3 - tem quase 60% desse ácido graxo, reduz os processos inflamatórios, dificultando a formação de depósitos de gordura. Aumento do metabolismo, melhora da função intestinal, prolonga a sensação de saciedade, equilibra a produção de hormônios, reduz os níveis de colesterol e glicemia (açúcar no sangue), previne o câncer e doenças cardiovasculares, alivia a tensão pré-menstrual.
* Consuma em capsulas ou até 2 colheres de sobremesa por dia no preparo de saladas.

CÁRTAMO
Rico em Ácido Linoléico, auxilia na perda de peso devido a inibição de algumas enzimas que fazem armazenamento de gordura, com isso obrigando o corpo a queimar a gordura armazenada. É o mais indicado para quem prática algum tipo de exercício, por também ser energético.
Ainda é considerado um acelerador metabólico, reduz o apetite, anti-oxidante natural, ajuda na diluição dos lipídeos, redução da celulite e da gordura localizada, diminui as taxas de colesterol, potencializa o sistema imunológico, enrijece os músculos. Leia mais sobre óleo de cártamo.
* Consuma 1 capsula antes das principais refeições.

GERGELIM
Rico em ômegas 6 e 9 - ácidos graxos que combatem a inflamação das células, deixando o corpo menos resistente à perda de peso. Só ele tem sesamol, substância que protege o fígado de processos oxidativos. Isso significa menos risco do organismo acumular toxinas e gordura.
* Consuma 1 colher de sopa por dia no preparo de saladas.

MECADÂMEA
Fonte de ômega 9, capaz de reduzir o açúcar no sangue - ação que amansa a fome e o risco de o organismo estocar gordura. Também tem ômega 7 - um ácido graxo presente naturalmente no organismo e essencial para manter a pele jovem.
* Consuma até 2 colheres de sobremesa por dia no preparo de saladas.

CASTANHA DO PARÁ/ BRASIL
É um dos mais nutritivos. Além das substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes aliadas do corpo enxuto, ele tem cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre - nutrientes bons para a manutenção dos músculos, dentes e ossos.
Também é fonte de vitaminas A, C e E, que participam da renovação e manutenção celular. Mas o componete mais importante é o selênio, mineral que ajuda a prevenir o câncer e a proteger o coração.
* Consuma 1 colher de sopa por dia no preparo de refogados, peixes e frangos grelhados.

AMENDOIM
Rico em vitamina E e ômega 6, se destaca pela grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, capazes de reduzir o colesterol ruim e prevenir a formação de coágulos nas artérias, evitando doenças cardíacas. Possui vitaminas do complexo B que afasta o mau humor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites quando exposto a altas temperaturas, perder nutrientes quando aquecidos ao calor superior à 180ºC, o óleo de amendoim resiste a 220ºC.

Procure uma nutricionista, para saber qual o melhor óleo para você, e lembre-se, 1g de óleo tem 9kcal, seu consumo deve ser moderado!

Fonte: site dietas e dicas e blog cantinho do vegetariano, texto adaptado.

Um comentário:

Executiva de Panela disse...

Quero o óleo de coco! rs Não esqueci do quindim. Aguarde! Beijos, Paula