quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tipos de vinagres

Em outro momento falamos sobre vinagre balsâmico. Hoje vamos falar de outras opções de vinagre que temos para  utilizarmos no dia a dia no preparo e tempero do alimento.


O vinagre balsâmico tem valor um pouco mais elevado que os demais, para se fazer 2 litros deste vinagre, são necessários 100kg de uvas.
Sua produção assim como a dos vinhos, pode levar anos. Para sua obtenção, é necessária a fermentação alcoólica e acética da uva, é colocado em barricas e trocado de tempos em tempos para recipientes menores e de madeiras especificas. Assim, o legitimo aceto balsâmico di Modena italiano, pode levar de 12 a 25 anos para ficar pronto.
No Brasil, infelizmente, eles recebem caramelos e corantes para tentar parecer o aceto balsâmico. Atenção na hora da comprar.
O vinagre balsâmico tem propriedades estimulantes que colaboram com o processo de digestão. E semelhante ao vinho possui antioxidantes e flavonoides.
Como usar: é mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas
 
O vinagre de maçã é puro e possui vitaminas, sais minerais e enzimas essenciais. Além de propriedades antissépticas, antibióticas e antioxidantes. É proveniente da fermentação da fruta. Utilizados em temperos e como auxiliares em dietas, pois possui ação termogênica e digestiva.
Como usar: é o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.

vinagre de álcool feito de álcool etílico potável, ou seja, pobre em nutrientes. Utilizado para conservas e temperos em geral.

vinagre aromático são aqueles em que vegetais, extratos aromáticos, sucos e condimentos são acrescentados. Seu sabor marcante é ideal para temperos mais fortes.

vinagre de vinho tinto este é feito unicamente a base de vinho que pode ser branco ou tinto, por isso, é mais puro e carrega os nutrientes do vinho. Conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular. 
Como usar: além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.

Vinagre de vinho branco oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.
Como usar: é um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.
 
vinagre de cereais ou vinagre de arroz conhecido como vinagre japonês, e muito utilizado na cozinha oriental, este vinagre é feito 100% da fermentação de arroz. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.
Como usar: tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.
 
Inove na cozinha, mude a cor e o sabor de suas preparações, aproveite as propriedades que esses condimentos podem te oferecer, dê um toque diferente diariamente em suas saladas e preparações. 
 
Fonte: Site meu nutricionista, por Juliana Pensardi, e site Corpo a Corpo texto adaptado.

Nenhum comentário: