quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tipos de vinagres

Em outro momento falamos sobre vinagre balsâmico. Hoje vamos falar de outras opções de vinagre que temos para  utilizarmos no dia a dia no preparo e tempero do alimento.


O vinagre balsâmico tem valor um pouco mais elevado que os demais, para se fazer 2 litros deste vinagre, são necessários 100kg de uvas.
Sua produção assim como a dos vinhos, pode levar anos. Para sua obtenção, é necessária a fermentação alcoólica e acética da uva, é colocado em barricas e trocado de tempos em tempos para recipientes menores e de madeiras especificas. Assim, o legitimo aceto balsâmico di Modena italiano, pode levar de 12 a 25 anos para ficar pronto.
No Brasil, infelizmente, eles recebem caramelos e corantes para tentar parecer o aceto balsâmico. Atenção na hora da comprar.
O vinagre balsâmico tem propriedades estimulantes que colaboram com o processo de digestão. E semelhante ao vinho possui antioxidantes e flavonoides.
Como usar: é mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas
 
O vinagre de maçã é puro e possui vitaminas, sais minerais e enzimas essenciais. Além de propriedades antissépticas, antibióticas e antioxidantes. É proveniente da fermentação da fruta. Utilizados em temperos e como auxiliares em dietas, pois possui ação termogênica e digestiva.
Como usar: é o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.

vinagre de álcool feito de álcool etílico potável, ou seja, pobre em nutrientes. Utilizado para conservas e temperos em geral.

vinagre aromático são aqueles em que vegetais, extratos aromáticos, sucos e condimentos são acrescentados. Seu sabor marcante é ideal para temperos mais fortes.

vinagre de vinho tinto este é feito unicamente a base de vinho que pode ser branco ou tinto, por isso, é mais puro e carrega os nutrientes do vinho. Conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular. 
Como usar: além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.

Vinagre de vinho branco oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.
Como usar: é um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.
 
vinagre de cereais ou vinagre de arroz conhecido como vinagre japonês, e muito utilizado na cozinha oriental, este vinagre é feito 100% da fermentação de arroz. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.
Como usar: tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.
 
Inove na cozinha, mude a cor e o sabor de suas preparações, aproveite as propriedades que esses condimentos podem te oferecer, dê um toque diferente diariamente em suas saladas e preparações. 
 
Fonte: Site meu nutricionista, por Juliana Pensardi, e site Corpo a Corpo texto adaptado.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cuidados nutricionais com a pele durante o inverno


Com a temperatura mais baixa, os ventos gelados e banhos mais longos e com as temperaturas mais quentes maltratam ainda mais a pele. O frio resseca a pele e a impede de produzir a oleosidade natural, que tem for função hidratar e proteger a pele.
Alguns cuidados com a pele são imprescindíveis para que ela se mantenha saudável. E a alimentação pode te auxiliar da seguinte forma:

- Hidratar-se: uma adequada hidratação, e o primeiro passo para deixar a pele bonita, e livre de ressecamentos.
- Aumente o consumo de alimentos fontes de vitamina B, pois, estes aumentam a produção oleosidade da pele, consuma leguminosas, pães e cereais integrais ou enriquecidos, ovos e verduras escuras para obtenção de vitaminas do complexo B.
- Escolha os alimentos ricos em antioxidantes, que irá combatem os radicais livres, que são fundamentais na produção de colágeno. Ex.: frutas ricas em vitamina C, como morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cereja, goiaba e outros vegetais, como as verduras verde-escuras, brócolis, repolho e cenoura.
- Aposte em nozes, castanhas, amêndoas e soja, pois estes são ricos em vitamina E, selênio e antioxidantes. A soja é uma leguminosa possui isoflavonas, estas evitam o ressecamento e ainda hidratam a pele.
- Usar sabonetes neutros.
- Evite esfoliações intensas.
- Mesmo nos dias nublados e com chuva, o protetor solar é essencial. Aliás, existem filtros associados a hidratantes.

Fonte: Blog mundo verde, texto adaptado.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

FONDUE CHOCOLATE

O chocolate amargo é menos calórico do que o chocolate ao leite, mas também tem um sabor mais forte que nem sempre agrada a todos. Para equilibrar o açúcar e diminuir as calorias, misture os dois tipos de chocolate, mas prefira as opções meio amargo, amargo e 70% cacau. E ainda utilize o creme de leite light em vez do tradicional.
Abuse das frutas para acompanhar o chocolate, ex.: kiwi, morango, banana, maçã, uva, pêra, manga, framboesa, damasco seco, abacaxi e por que não as cítricas como laranja e mexerica, estás são ótimas opções.
Dica: Não mergulhe muito a fruta no chocolate, você deve sentir o sabor da fruta mais do que do chocolate, e ainda convide muitos amigos para essa extravagância que deve ser rara.
 
Receita
Ingredientes:
200 gramas de chocolate amargo
1 xícara de chá rasa de leite desnatado
1 colher de sopa de suco de laranja
Canela a gosto
Frutas de sua preferência

Modo de preparo:

Junte todos os ingredientes e leve ao forno de microondas, em potência média, por 2 minutos. Em seguida, bata a mistura com uma colher de pau até esfriar e coloque no réchaud em chama baixa. Não deixe a mistura ferver para não queimar ou talhar. Depois, basta servir com as frutas de sua preferência já higienizada e cortadas.

domingo, 27 de maio de 2012

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Receita de salada

Salada verde com molho de manga e queijo de cabra gratinado

Ingredientes:
Salada verde à sua escolha (ex: alface, acelga, rúcula..)
2 potes de iogurte desnatado
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 manga
1 limão
queijo de cabra (quanto mais cremoso melhor)
sal
azeite
Fatias de pão baguete ou torrada
 
Modo de preparo:
Pique os pimentões e leve ao micro-ondas por 2 minutos; misture ao iogurte junto com a manga picada; esprema o suco de um limão e tempere com sal e azeite.
Rasgue as folhas verdes e coloque no prato; regue com o molho de iogurte. Por fim, coloque 2 fatias de queijo de cabra diretamente sobre a salada ou sobre o pão.
Se você tiver “maçarico” para creme brulè, gratine o queijo já no prato. Se não, pode gratinar levemente no forno e depois colocar sobre a salada.

Otima opção de prato para entrada, um prato completo nutricionalmente, com proteinas, carboidrato, lipidio, fibras e vitaminas, além de ser um prato pratico, rápido e saboroso.

Obs: desculpe por ter ficado tanto tempo sem postar, mas esta semana ainda estarei postando mais novidades. Aguardem.

Fonte: Site Too Fast Fashion.