quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Prepare-se para o verão, com aquele bronzeamento


Os alimentos ricos em betacaroteno, que são responsável pela cor alaranjada / amarela, como na cenoura, pimentão, abóbora, caquii, damasco, batata doce e laranja auxiliam no bronzeamento, além de proteger nossa pele contra os raios nocivos, e formação de radicais livres, pois atuam na formação de melanina, o pigmento presente na pele para proteção e promoção de um bronzeado adequado.
Use e abuse de água mineral, água de coco, sucos e refrescos, para garantir a hidratação adequada, uma vez que, no verão ocorre excessiva perda de água e minerais, principalmente através do suor. E o contato prolongado com o sol, resseca a pele e deixa ela sensível a machucados, vermelhidão e queimaduras, por isso a hidratação é FUNDAMENTAL.
Mas lembre-se, o bronzeamento é algo que ocorre de forma gradual e não instantaneamente. Não se exponha ao sol entre os horário das 10 as 16h, pois o risco de você ter queimaduras,manchas e bolhas são muito grande, pois este horário o sol e muito forte e perigoso. E ainda não esqueça de ir para o sol com protetor solar, chapéu e óculos escuros, e garrafa de água, para manter-se hidratado.

Suco verão bronzeado
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de cenoura crua ralada
- 1 colher (sopa) de beterraba crua ralada
- 1 xícara (chá) de suco de laranja
- 1 xícara (chá) de água mineral
- 1 punhado de salsa
- 1 punhado de folhas de hortelã

Mode de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Se preferir, coe. (o melhor e não coar, consumir apenas batido, para não perder vitaminas e fibras)
Rendimento: 1 porção
Rico em betacaroteno!

Fonte: Blog da Mirella, por Mirella Freire, texto adaptado.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Orientações para portadores de hipotireoidismo

Hipotireoidismo é um distúrbio que cursa com a falta de hormônio da tireóide. Ocorre mais frequentemente em mulheres que em homens, é mais comum em pessoas de mais idade, e pode ter uma característica familial.
O hipotireoidismo pode ter vários sintomas, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todos os órgãos e sistemas do corpo. Quando os níveis de hormônios tireoidianos (T3 e T4) se tornam anormalmente baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos.
Sintomas:
  1. cansaço excessivo;
  2. desânimo, ou até mesmo depressão;
  3. raciocínio lento;
  4. fala arrastada;
  5. sensação de frio excessivo;
  6. ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
  7. pele seca e cabelos finos e quebradiços;
  8. inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
  9. pouca sudorese;
  10. intestino preso e digestão lenta;
  11. irregularidade das menstruações (às vezes, sangramento excessivo);
  12. infertilidade;
  13. batimento lento do coração (menos que 60 batimentos por minuto);
  14. aumento do colesterol.
A tireóide pode ser afetada pela má alimentação, o flúor na água, exercícios de endurance, resíduos de pesticidas em frutas e vegetais, radiação de raios-x, álcool e drogas.
Alimente-se bem a fim de evitar deficiências nutricionais, ou seja, alimentar-se de forma saudável, regular, de 3/3h. Não fazer Jejum prolongado, pois ele reduz os níveis de hormônios tireoideanos.
A obesidade por si só causa uma resistência à ação dos hormônios, portanto perder peso é crucial, além da prática regular (diária, por pelo menos 45 minutos) de atividade física.
Alguns agrotóxicos estão associados ao surgimento de problemas endócrinos, portanto é recomendado que substitua os alimentos não-orgânicos por orgânicos sempre que possível.
Tomar sol diariamente ao acordar é interessante, por pelo menos 15 minutos. Evite tomar banho após a exposição, a oleosidade da pele (retirada após o uso de sabonete) potencializa a produção de vitamina D.
Prefira as marcas de creme dental sem flúr.

Fonte: Portal endocrino por Leandro Diehl e blog liga da saúde por Cristiane Spricigo de Lima; texto adaptado.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Operação VERÃO

(clique na imagem)
VENHA CONFERIR NOSSOS PREÇOS PROMOCIONAIS PARA O VERÃO!!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Benefícios e Malefícios do consumo de café

Para muita gente um bom café é indispensável para começar um novo dia. Mas em um estudo de revisão de literatural, foi relacionado o beneficio do café ao rendimento físico e intelectual, estado de alerta, melhora das funções cognitivas, (memória, linguagem, capacidade de aprendizado) e está relacionado à prevenção do Mal de Alzheimer. Porém, médio e longo prazo, evidenciamos que os malefícios são maiores, uma vez que há influências orgânicas e psicossociais, como gastrite, insônia e qualidade do sono, refluxo gastroesofágico, alterações vocais e laríngeas, doenças cardíacas, como aumento do número de infartos e pressão arterial sistêmica.

BENEFÍCIO: doses moderadas (200 a 300 mg/dia) O café possui cafeína e diversas outras substâncias além de uma grande variedade de minerais, aminoácidos, lipídeos, açúcares. O café contém também ácidos clorogênicos, responsáveis por grande parte de sua atividade antioxidante, e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e antihipertensiva.

MALEFÍCIO: doses elevada (superior a 600 mg/dia)
Podem causar sinais perceptíveis de confusão mental e indução de erros em tarefas intelectuais,
ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido. Importante ressaltar que suspensão súbita de cafeína, mesmo que em doses moderadas pode levar à abstinência, causando depressão, naúseas, vômitos, cefaléia e diminuição da concentração. As queixas de cefaléia e ansiedade crescem com o aumento da dose diária de ingestão de caféina, mesmo que não interfira no tempo de sono, a cafeína atrapalha sua qualidade.
Não é bom tomar café depois do almoço, pois a cafeína "compete" com a vitamina C e o Ferro, podendo anular esses nutrientes.
A cafeína é um grande indutor da osteoporose, que causa a perda significativa de cálcio nos ossos.

Dica: Consuma café com adoçante, de preferencia descafeinado ou misturado com leite, para quem tem hábito de consumir muito café diminua aos poucos, e também os produtos que levem caféina na sua composição, como refrigerante a base de cola, chocolate e chá.

Fonte: Artigo cientifico

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Matéria publicada parece milagre, MAS CUIDADO!
























(clique na imagem para amplicar, ou leia a revista on line, pag 98 a 104 no site)



A liraglutida virou novidade no Brasil também, possui seu nome comercial de Victoza, mas pouco sabemos sobre ela em relação a perda de peso. O fato é, que ela foi elaborada para uso de portadores de diabete mellitus. Devido o medicamento agir no pâncreas estimulando a liberação de insulina apenas quando os níveis de açúcar no sangue estão altos. Um procedimento invasivo e carissimo, não sendo acessivo para todos, sua aplicação se dá por meio de uma caneta de injeção subcutânea, uma vez ao dia.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia fez uma carta a revista pela qual publicou a materia, a qual vale a pena divulgar.
"A obesidade é uma doença crônica que pode ter graves consequências. Seu tratamento é difícil e são poucos os recursos terapêuticos disponíveis. Matérias como “Parece Milagre!” induzem a população a acreditar em uma solução mágica para este grave problema, o que não é verdade. Liraglutida é um medicamento novo e ainda serão necessários vários anos de farmacovigilância para correta avaliação de seus efeitos a longo prazo. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia se prontifica a assessorar os órgãos de imprensa nos assuntos referentes aos distúrbios endócrinos e metabólicos, de modo a evitar que informações sem embasamento científico sejam veiculadas à população."
Buscar metodos rapidos e praticos para perder peso é algo muito comum, o que não é comum e terem seus objetivos alcançados de forma duradora e saudavel, é não existe remédio no mundo que substitua esse fato, que te nutri adequadamente.

Fonte: Revista Veja 7 de set de 2011 edição 2233

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Marinadas para carnes

Quer dar um sabor sensasional as carnes, e ainda melhor, reduzir a quantidade de sal (sódio)? Siga estas dicas e aproveite, fica bom com todos os tipos de carne inclusive com tofu.

Marinada de pimenta vermelha, limão e alho
Ingredientes: 1 col de sopa de azeite de oliva 2 dentes de alho picado 1/2 col de chá de pimenta seca moída 1 col de chá de páprica raspas e suco de 1 limão
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e esfregue-os no frango ou peixe. Pode ser guardado por até 3 dias na geladeira.


Marinada de óleo de gergelim e mostarda
Ingredientes:
1 col de sopa de mostarda em grãos 2 col de sopa de óleo de gergelim 1 col de sopa de suco de limão siciliano 1 col de sopa de suco de laranja pimenta do reino moída
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem. Esfregue a mistura no peixe ou carne bovina. Pode ser guardado até 4 dias na geladeira.

Marinada de iogurte e gengibre
Ingredientes:
3 col de sopa de iogurte natural 1 colde chá de gengibre fresco ralado 18/2 col de chá de cúrcuma 1 dente de alho picado pimenta do reino moída Modo de preparo: Coloque todos os ingrediente em uma vasilha e misture bem. A cúrcuma não tem apenas um sabor delicado, como também dá uma cor maravilhosa à carne ou ao peixe. Pode ser guardada até 3 dias na geladeira.

Fonte: Dieta saudável dia a dia, por Ian Marber.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Homenagem do conselho para os profissionais!

Bom dia a todos, hoje resolvi fazer uma postagem da homenagem do CRN para os nutricionistas, adorei as imagens e por isso estou compartilhando.

E claro, divulgar nossa importancia, não só no dia 31 de agosto, mas em todos os dias, afinal o nutricionista, é o profissional habilitado a prescrever dieta, planejar cardápios, organizar e supervisionar serviço de alimentação e nutrição, além de promover a educação nutricional!