Mostrando postagens com marcador diário alimentar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador diário alimentar. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Alimentos e o Sentimento

Buscar conforto na comida para compensar tristezas, frustrações, ou até momentos de alegria e comemoração é uma atitude comum, mas nem sempre a gente percebe que isso está acontecendo. Nessas horas, os alimentos doces e gordurosos, por serem mais saborosos, são os primeiros a serem devorados. “Essa fuga pode até proporcionar algum prazer, mas ele é momentâneo e vem sempre seguido de uma grande frustração” nutricionista Lara Natacci.
Siga estas 5 estrategias para ter controle:

1- Identifique o que faz você comer mais – Faça um diário alimentar, relatando tudo o que ingeriu durante o dia, tomando nota até mesmo dos horários de lanches, refeições e eventuais beliscadas. Coloque também o sentimento que consegue identificar em cada um desses momentos (tristeza, alegria, cansaço..). Ao lado de cada anotação, use uma escala de 0 a 10 para classificar a intensidade da fome, está é uma espécie de exercício de autoconhecimento que vai ajudar a frear os ataques de gula.

2- Liste as atividades que gosta de fazer e substitua as guloseimas por uma delas – Pode ser dançar, passear com o cachorro, ouvir música, andar de bicicleta, escrever, nadar, cantar e por aí vai, procure incluir o maior número possível de opções e quando vier o impulso pela comida, olhe a lista e tente realizar uma delas, com essas trocas você vai perceber que não é fome o que de fato está sentindo.

3- Faça o teste da fome – Levante pela manhã e não tome café. Observe quais são as suas reações quando o apetite desperta. Dor de cabeça, um pouco de tontura, mau humor, fraqueza? Depois desse exercício, quando tiver vontade de comer fora de hora, mas não estiver com uma dessas sensações, a pessoa vai saber que não é fome (esse teste só deve ser feito uma vez).

4- Não armazene guloseimas em casa – O primeiro passo é ir sempre ao supermercado de barriga cheia. Sem os quitutes guardados no armário, vão sobrar itens mais saudáveis e menos gordurosos para se satisfazer num momento de fúria. O risco de exagerar é sempre maior se esses alimentos estiverem ao alcance, você não pode comer aquilo que não comprar.

5- Evite riscar um determinado alimento do cardápio – Na hora de escolher o que comer, inclua sempre um mix de alimentos que fornecem todos os nutrientes de que precisamos, como vitaminas, minerais, gorduras, carboidratos e proteínas. Estudos provam que restrições severas provocam exageros depois, é aí que entra o famoso efeito sanfona. Não corte radicalmente açúcar ou chocolate, por exemplo, basta diminuir o consumo.
Link
Fonte: site Emagrece brasil por Marcia Melsohn, texto adaptado.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Registro Alimentar, um suporte extra na consulta nutricional

Anotar TUDO o que você consome, durante algumas semanas, pode parecer chatice para alguns, mas é importância para as nutricionistas. O registro/diário é um símbolo do vínculo nutricionista-paciente, ou mesmo paciente-tratamento, ele reflete a predisposição do indivíduo a entrar no tratamento, e uma forma de permitir que o nutricionista acompanhe sua alimentação diária, uma vez que não pode acompanhá-lo 24 horas por dia.
O registro alimentar não é apenas um monitoramento por parte da nutricionista, mas também uma forma do indivíduo de visualizar aquilo que ele esta fazendo de errado, onde esta cometendo os excessos e falhas.
O ato de se alimentar envolve o humor, se estamos tristes comemos para diminuir a tristeza, se estamos felizes comemos para comemorar, quando brigamos com alguém comemos rápido e nem percebemos o que estamos comendo devido a fúria que sentimos.
Outro suporte adquirido com o diário alimentar e perceber algum problema psicológico, como transtorno alimentar, compulsão alimentar por exemplo.
Os locais onde a refeição esta sendo realizado e se existe alguma coisa que contribui para esse descontrole também e percebido com o diário, se come assistindo televisão, em frente a computador.

Os objetivos principais deste método é ajudar no tratamento para perda ou ganho de peso, permitindo que o paciente/cliente observe seus "erros".

Dicas:
-Faça essas anotações em cadernos ou até mesmo em computador, coloque os dados: data, horário, alimento e quantidade, e liste TODOS os alimentos, inclusive se adicionar açúcar ou adoçante em uma bebida.
-Inclua a quantidade de água que você tomou em cada dia.
-Se achar dificil dimensionar tamanho das porções desenhe, de exemplos, por exemplo, por exemplo carne do tamanho da palma da mão significa bife p cerca de 80g.
-Não adianta mentir ou omitir o consumo dos alimentos, lembre-se que isso é uma forma de ajudar você a chegar no seu objetivo! PROCURE UMA NUTRICIONISTA!

Fonte: Nutrição Sadia por Iva Estelar, texto modificado.