Mostrando postagens com marcador mastigação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mastigação. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Gomas de mascar / chicletes, uma hábito além da infância

Um dos grandes problemas das gomas de mascar / chicletes, é a grande quantidade de açúcar utilizada na sua produção, o que interfere negativamente para a saúde bucal e aumento de peso. Por outro lado, temos as versões sem açúcar, que podem diminuir a vontade de consumir doce e gulosemas, além de ser de baixo valor calórico.
Mas o grande problema dos chicletes, e quando ele e consumido diariamente e durante varias horas do dia, pois a mastigação excessiva estimula a produção desnecessária de enzimas gástricas e a formação de gases intestinais. Isso ocorre por que o chiclete e um produto que não deve ser engolido, ou seja, não participa de todo o processo de digestão e absorção do alimento, ato de mastigar, mastigar, mastigar.. e como se estivésemos enganando o nosso organismo, pois no momento da mastigação ele se prepara para receber um alimento, mas nada chega até ele, mas as enzimas produzidas no momento em que ele é mastigado, passa a agir nas paredes do estômago, por não receber nenhum alimento, esta ação, a longo prazo pode desencadear gastrite ou ou até em úlceras.
Outro ponto importante a relatar, e no consumo exagerado de chicletes sem açúcar, pois, excesso deste consumo compromete o funcionamento intestinal podendo ocasionar diarreia, devido ao sorbitol, (componentes dos adoçantes) que apresenta uma potente ação laxativa.
Dica: Consuma moderadamente, e jogue fora assim que perder seu sabor.

Fonte: Portal do coração, texto adaptado.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mudanças de hábitos começando pelas mastigação

"A mastigação é o processo físico de fragmentar o alimento em partículas menores. A mastigação completa mistura bem o alimento com a saliva, que umedece as partículas alimentares e provê um meio para a ação de enzimas como a amilase e a lipase, para se apropriar das porções de alimento e dar início ao processamento dos amidos e gorduras. A mastigação também sinaliza ao corpo para dar início ao processo digestivo, alertando o estômago para preparar o ambiente ácido e mandando recados ao pâncreas para secretar seu conteúdo no lúmen do trato intestinal delgado".(Clínica Adventista Vida Natural)
  • Mastigue várias vezes cada porção de alimento, as grandes refeições devem durar pelo menos 20 minutos. Mastigar o que você ingere por poucas vezes implica voracidade intensa e prolongada, o que costuma terminar em comida demais no estômago, dando uma falsa sensação de saciedade.
  • Reserve os talheres no prato enquanto mastiga os alimentos.
  • Coloque quantidades pequenas de alimentos na boca, para que você possa mover o alimentos de um lado paro o outro sentindo seu sabor, utilizar talheres menores ajuda.
  • Concentre-se nos alimentos enquanto come, sinta seus sabores.
  • Morda os alimentos com os dentes da frente.
  • Triture bem os alimentos sem o acompanhamento de líquidos.
  • Mastigue com a postura ereta, sem comprimir o estômago, cuidados com roupas muitos apertadas durante e após as refeições.
  • Coma de boca fechada e sem conversar, evitando a entrada de ar. Isso irá ajudá-lo a ter menos gases ao longo do dia.
  • Evite fazer as refeições em frente à TV ou computador ou com pressa. Alimente-se de forma tranquila, sem preocupações.
Leia a matéria sobre mastigação que emagrece da revista saúde, e as 10 razões para mastigar do blog mundo + organico!

Fonte: Blog Aricia Motta, texto adaptado.